Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2011 - 08:48

JME leva Cloud Computing à Saúde

Redução de custos com melhor aproveitamento na gestão das informações.

A computação em nuvem deverá movimentar em 2012 cerca de 42 bilhões de dólares e o segmento da saúde não ficará fora deste mercado. O setor terá vantagens com a flexibilidade e elasticidade com as soluções que evitam gastos no armazenamento das informações. A possibilidade de acessar dados online de qualquer lugar do mundo com conexão web movimenta empresas de Tecnologia da Informação (TI). Esse é o caso da gaúcha JME Informática: “O investimento em Cloud Computing é necessário por ser a evolução natural para a TI. É a possibilidade de criarmos uma infraestrutura para acesso à internet e não de armazenamento e gerenciamento, garantindo o real aproveitamento dos recursos”, enfatiza Marco Guttler, diretor técnico da JME, fornecedora de soluções para a área de saúde.

Os gastos atuais são tímidos, representam apenas 2% dos investimentos em TI, mas este cenário deverá mudar. Estudo recente da International Data Corporation (IDC) aponta que até 2015 eles serão ampliados para 20%. A computação em nuvem, termo que se refere a ideia de que os dados não estão em local definido, mas flutuando e com acesso disponível de qualquer lugar do mundo, se tornou a prioridade dos grandes executivos de TI das empresas (CIOs), atendendo também às necessidades do setor público. “A solução em nuvem que oferecemos atende essencialmente a pequenos e médios municípios, estes com maior necessidade deste tipo de desenvolvimento pela fácil infraestrutura utilizada no armazenamento e gerenciamento de TI”, diz Guttler. Ele também cita as questões administrativas como dificuldades na utilização da tecnologia: “Os gerentes de TI das prefeituras colocam mais barreiras que a própria gestão, mas já existem certificações que garantem segurança e ajuda a convencer os profissionais de TI a adotarem a tecnologia”, ressalta. Em 2010 a empresa migrou uma de suas soluções para o modelo em nuvem e estima um rendimento com crescimento anual de 20% a 30%.

Preocupação quanto a segurança dos dados

Em meio às vantagens na utilização, o uso do cloud computing na saúde ainda é visto com cautela. O motivo é a gestão de risco envolvendo a segurança dos dados dos pacientes. Segundo levantamento Gartner, a forma de gerenciar os dados ainda é um desafio para as instituições de saúde. Segundo o relatório o uso deve ser limitado a informações não protegidas. A adoção da tecnologia no setor de saúde depende ainda da combinação de fatores como legislação e maturidade do mercado. “Apesar das possíveis dificuldades, a oferta de soluções nas nuvens na área da saúde, com ênfase na parte administrativa, possibilitará a gestão baseada em informações, sem altos investimentos de estruturas computacionais. Isto permitirá aos estabelecimentos de saúde o melhor emprego dos recursos e a utilização da TI como fator de diferencial para o crescimento destas instituições”, ressalta Jorge Branco, diretor executivo da JME.

JME - TI para saúde: a JME Informática, empresa com sede matriz em Porto Alegre (RS), se consolidou como especialista com soluções de tecnologia da informação (TI) próprias para a área da saúde. Com mais de 20 anos de serviços prestados, e oito unidades espalhadas pelo país, desenvolve produtos que atendem ao padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que controla o registro e exportação de formulários eletrônicos de faturamento no padrão obrigatório para transferência de informações entre prestadores e operadoras.Suas soluções, SIS HOS, Solução completa para Gestão Hospitalar e SIS SAP, Eficiência na Gestão de Saúde Pública, estão implantadas em mais de 100 hospitais, clinicas e secretarias de saúde municipais. Primando sempre pela qualidade, a JME obteve a certificação ISO 9001:2008 no ano de 2010. Atualmente a empresa atende nos estados: Bahia, Ceará, Amazonas, Piauí, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. [https://www.jme.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira