Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2007 - 10:10

RFID, uma tecnologia para salvar o mercado

Devido á crescente ameaça dos remédios falsificados que afeta a indústria farmacêutica, o uso de RFID tornou-se uma ferramenta importantíssima para assegurar a entrega segura e no prazo de produtos do fabricante às mãos do usuário, reduzindo com isso os prejuízos em toda a cadeia de valor.

Em um mundo globalizado, a concorrência é um aspecto cada vez mais presente – a competição e a briga para permanecer no mercado estão cada vez mais acirradas. Mas as empresas que possuem estratégias bem definidas e que contam com tecnologia conseguem garantir o sucesso das suas operações. Sem dúvida alguma, uma área estratégica para garantir a competitividade em um mercado tão disputado é a logística, permitindo aproveitar melhor as oportunidades da cadeia de fornecimento e agilizando processos com o uso de tecnologias como RFID, a Identificação por Radiofreqüência.

Já faz alguns anos que a indústria farmacêutica enfrenta problemas de distribuição e comercialização de medicamentos falsificados em sua cadeia de fornecimento. Depois de várias e detalhadas análises, a FDA (Food and Drug Administration), órgão responsável pela área da saúde nos Estados Unidos, recomendou o uso de tecnologia e informações eletrônicas para superar o problema. As orientações, entre elas, o uso de ePedigree para acompanhar um medicamento em toda a cadeia de valor, por exemplo, autentica os serviços usados na comercialização de medicamentos, verificação da integridade do produto e eleva o controle do processo de distribuição. Neste aspecto a RFID é a tecnologia ideal .

Os métodos de planejamento e produção utilizados pelas indústrias farmacêuticas não mudaram, mas as empresas precisam atestar conformidade com regulamentações rígidas do governo. O processo de distribuição está passando por alterações para garantir maior controle e evitar a entrada de medicamentos falsificados na cadeia de fornecimento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma série de artigos que afirmam que o US Center for Medicines in the Public Interest estima que até o ano 2010 o valor total de medicamentos falsos irá ultrapassar 75 bilhões de dólares, um aumento de mais de 90% com relação a 2005. Conseqüentemente, começando este ano, a tecnologia RFID precisa ser implementada em todos os Estados Unidos para os medicamentos mais susceptíveis à fraude. A lei US Health exigirá que até 2010 a RFID terá que ser usada em todos os medicamentos que precisam de receita.

Otimização do Processo e Gerenciamento dos Recursos - O uso da tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (RFID) tornou-se uma questão de compatibilidade no mercado. Ao mesmo tempo, a tecnologia está atraindo cada vez mais o interesse pela capacidade de permitir que as empresas agilizem seus processos corporativos graças à visibilidade em tempo real, controle de inventário, controle em toda a cadeia de valor, gerenciamento de ativos e outros aprimoramentos.

Os padrões de RFID ainda estão em desenvolvimento para vários componentes que integram a solução, entre eles requisitos de etiquetas, software, hardware e dados. Os fabricantes de software e hardware estão constantemente desenvolvendo soluções para atender as necessidades do mercado.

A maior parte das implementações de RFID esbarra em problemas de compatibilidade nas certificações de conformidade. Por isso as empresas estão lutando para aproveitar seus investimentos em RFID e melhorar outras áreas da cadeia de fornecimento como manufatura, distribuição e transporte. A estratégia da Infor é oferecer uma solução RFID que apresente uma estrutura completa que ajude as empresas com as soluções e ferramentas implementadas dentro e fora da empresa. A solução melhora os processos de origem de consumo, permitindo entender melhor as demandas dos clientes e a alinhar os fabricantes e/ou a cadeia de fornecimento e fornecedores para atender a demanda.

Hoje os clientes deparam-se com o desafio de atenderem várias iniciativas do mercado que incluem tecnologia RFID. Na Infor nós detectamos os seguintes pontos com relação aos requisitos que devem ser considerados na implementação de uma solução RFID para satisfazer o cliente: Conhecimento dos requisitos obrigatórios | Implementação de soluções RFID em processos chave como entrega, recepção, embalagem, produção etc | Processo de implementação prático e flexível e pronto para operar a solução RFID | Soluções RFID lucrativas, com baixo custo total de propriedade | Conformidade com os padrões de RFID e desenvolvimento de tecnologias | Um só provedor de soluções RFID que ofereça software, hardware, serviços e suporte | Uma solução RFID comum para várias aplicações (produção, distribuição, transporte etc.) e para vários setores do mercado (Mercadorias de Embaladas de Consumo, Biologia, Aeroespacial e Defesa etc.).

Ao mesmo tempo acredito que além da alta qualidade da solução RFID, o uso de boas soluções para gerenciar a demanda irá melhorar os negócios e oferecer os seguintes benefícios: Aumentar o número de pedidos | Melhorar a previsão | Reduzir o estoque | Oferecer melhor visibilidade da cadeia de fornecimento, da operação e gerenciamento dos eventos | Oferecer mais recursos para melhor logística.

Com RFID, as empresas poderão ficar em conformidade com os requisitos de ePedigree, bem como apresentar arquivos eletrônicos que mostram exatamente a posição de cada produto na cadeia de valor e seu respectivo status. Por outro lado, os serviços de autenticação de produto são fundamentais para garantir que os medicamentos apócrifos não cheguem às mãos dos clientes e usuários finais, graças ao uso de mecanismos de varredura e comunicação eletrônica do fabricante original. A tecnologia RFID exerce um papel importante nas diretrizes de ePedigree e para evitar a falsificação, em prol dos fabricantes e distribuidores de medicamentos.

Concluindo, a tecnologia RFID pode exercer um papel muito importante na cadeia de valor farmacêutica. A adoção de padrões RFID é crítica para o sucesso de RFID. A radiofreqüência pode facilitar a entrada eletrônica de dados e métodos de controle de medicamentos na cadeia de valor, garantindo com isso controle total do caminho do medicamento do fabricante até o consumidor. A utilização de um dispositivo RFID pelo fabricante garante controle e que os serviços de autenticação evitarão as fraudes. Com isso os fabricantes e as empresas irão reduzir os riscos de aumentar seus gastos com processos dispendiosos de produção e logística, porque a operação em todas as áreas será bem mais eficiente.

. Por: Kaushal Vyas, gerente sênior de produto da Infor. Kaushal possui vasta experiência em cadeia de fornecimento com foco em gerenciamento da cadeia de fornecimento, execução e RFID. A Infor é uma grande empresa e desenvolvedora de softwares para áreas específicas. Suas soluções permitem que empresas de todos os portes sejam mais competitivas e se adaptem à dinâmica do mercado mundial. | www.infor.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira