Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2011 - 09:54

Airela investe em logo sonoro para posicionar marca

Nova indústria farmacêutica é pioneira no uso de audiobranding entre as principais empresas no setor e chega com ousado plano de comunicação.

A Airela, mais nova indústria farmacêutica brasileira, investe em uma poderosa ferramenta de valorização da marca. Trata-se do audiobranding, a logomarca sonora que acompanha a marca da empresa. Você pode estar de olho fechado, mas se ouvir o “plim plim” de um grande veículo de comunicação, com certeza saberá qual é. O sound logo é justamente isso: faz com que qualquer pessoa lembre da empresa apenas ao ouvir a música ou o som que está atrelado a ela. E, mais do que isso, remete às sensações dos pilares de construção que a marca quer transmitir ao público por meio do som.

Segundo Larissa Mango, gerente de marketing da Airela, o investimento em ter uma logomarca sonora mostra a forma como a companhia quer se posicionar no mercado. “Fizemos um grande estudo estratégico de como a empresa se apresentaria para o mercado. A partir desse levantamento, elaboramos um completo plano de comunicação, que engloba desde a propaganda em TV, internet, passando pelo merchandising até o relacionamento direto com as farmácias. E, claro, não poderíamos deixar esta ‘pitada’ especial em nossa presença sonora e o quanto agrega valor no trabalho de posicionamento da marca como um todo”, afirma.

Para a gerente de marketing da Airela, a construção de marcas, além de estarem alinhadas com missão, visão e valores da empresa, deve se comunicar de forma adequada, pois deve convidar o público não só a consumir os produtos como também a ter experiências bem sucedidas, que o mantêm fiel à marca.

Com a proposta de ser uma marca generosa, de bem estar e qualidade de vida, a B SoundThinking (especializada em produção sonora, brand music e brand ambience) encontrou a sonoridade perfeita para traduzir essas características da empresa. “Cada vez mais as marcas se manifestam de diversos e distintos pontos de contato com as pessoas. Por essa razão que as empresas buscam cada vez mais esforços na definição, gestão e alinhamento de imagem”, explica Paulo Dytz, sócio-diretor da B SoundThinking.

O processo para se chegar ao logo sonoro da Airela foi construído com base em uma ampla pesquisa realizada diretamente com o público-alvo da empresa. A B SoundThinking contou com a parceria da Dominiu Consultoria Humana Estratégica e, por meio de uma metodologia própria, construíram a assinatura sonora e como seria a voz da marca Airela. Os resultados sonoros obtidos foram validados pela Zooma, empresa com expertise na área de pesquisa sobre o comportamento humano.

Todo o plano de comunicação visa massificar a exposição da marca e gerar conhecimento do produto e do laboratório entre os consumidores. “A marca inicia do zero, mas já em estado de graça devido ao seu posicionamento frente ao consumidor, que é de prevenção e produtos de alívio”, destaca Mauro Dorfman da Dez Comunicação, agência contratada para fazer o plano de comunicação da marca Airela.

A Airela, mais nova indústria farmacêutica brasileira, chega ao mercado com nove marcas de medicamentos OTC’s (dispensam prescrição médica). O novo player se posiciona como uma empresa voltada à prevenção e bem-estar. Com o parque fabril na cidade de Pedras Grandes (SC) e sede corporativa em Valinhos (SP), a companhia conta em seu portfólio inicial com produtos indicados para o combate a falta de apetite, carências de vitaminas e minerais, controle de tosse, mal-estar geral, fadiga e cansaço mental, além de outras indisposições comuns do dia a dia.

B SoundThinking-Atualmente a Produtora possui três frentes de negócios, aumentando a abrangência de soluções. A área de audio advertising é orientada à demanda na produção de trilhas sonoras, músicas, jingles e spots para o mercado publicitário. Já a unidade de audio interactive configura-se como um núcleo voltado às novas possibilidades de mídia, digitais ou não. A área de audio branding tem como foco criar e desenvolver projetos que englobam alinhamento sonoro estratégico de Marca e estímulos sonoros no ponto de venda. Paulo Dytz, sócio diretor da B esclarece que “isso muda completamente o escopo do negócio, pois efetivamente conseguimos compreender as novas demandas relacionadas ao universo da marca e das pessoas que a cercam. É, com certeza, um novo enfoque sobre este nicho que vem crescendo substancialmente.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira