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16/09/2011 - 10:12

Dia do Cliente: Sr. Poder de Compra

O Dia do Cliente está incluído nos calendários oficiais de oito capitais brasileiras e outras centenas de cidades pelo País a fora. Estrategicamente estabelecida entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, 15 de setembro é a data para propor a fidelização e para incentivar esse que continua gerando renda, emprego e produção no país.

Pouco conhecida do grande público, tudo começou no Rio Grande do Sul, em 2003 e, como outras tantas comemorações, essa deverá ser amplamente explorada pelos publicitários e pela mídia, provocando ações de marketing para enaltecer o sujeito. Mas por que foi criado o Dia do Cliente? Essa data não é exatamente para dar ou ganhar presentes. É simplesmente um dia para se comemorar a relação entre varejo e seu principal agente. A instituição da data vale para o comércio homenagear o elemento que impulsiona o sistema financeiro na sua engrenagem mais elementar. É o cliente que consome e movimenta indústria, comércio e serviços e, portanto, justo que apesar de todos os dias serem seu dia, um, em especial, pelo menos sirva para repensar a forma de como atendê-lo melhor.

Seja virtual, misterioso ou na loja, o cliente continua tendo sempre razão. Em tempos de segmentação dos consumidores e diversidade de opções, o comércio é que tem se desdobrado para promover os diferenciais e conquistar os indecisos. Cada vez mais exigentes e bem informados sobre o que querem, clientes dos mais variados universos e de todas as idades são muito disputados na hora H da compra. A economia em franca expansão indica que o poder de barganha está, mais do que nunca, nas mãos dos ávidos consumidores de produtos, serviços e bens de consumo. Resta ao varejista se manter atualizado e disponível para não perder mercado.

Mais do que nunca, esse cliente merece atenção, cuidado e dedicação, pois aprendeu, depois de longo período refém da recessão, a reclamar seus direitos e, melhor ainda, a por a boca no trombone, ou melhor, na internet, quando não está satisfeito. É o consumidor 2.0, que registra elogios na web, mas que também se vale desse espaço para protestar. E leva com ele toda a sua comunidade.

É para esse cliente que o comércio precisa trabalhar. Para uma nova realidade de consumo e um novo padrão de exigência. Somente conhecendo bem o cidadão que procura pelo seu produto é que se pode disputar mercado. Qualidade do produto ou serviço, bom atendimento, compromisso com a entrega e o olhar do marketing para tratá-lo como único são elementos definitivos para o comerciante que pretende se destacar.

Assim, por que não comemorar o Dia do Cliente? Pode parecer piegas e oportunista, dia disso, dia daquilo, mas uma data para pensar no Sr. Poder de Compra é bem adequada. E você, o que vai fazer para encantá-lo hoje ?

.Por: Marco Flávio Cardoso, sócio-diretor da Vidi Shopper House. Com especialização em Marketing pelo INSEAD, sua experiência inclui indústrias de bens de consumo, Telecom e Serviços. Além da VIDI, atua como Sócio-Diretor Executivo da MASIMA, consultoria voltada para estratégias de Trade Marketing.

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