Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2011 - 08:52

Bayer MaterialScience espera estar com o seu know how nas grandes obras do Brasil


Já com uma participação bastante forte na construção civil do país ela aplica os conceitos de compromissos com soluções sustentáveis, e afirma estar pronta para os desafios das megatendências globais.

Belford Roxo (RJ) - A Bayer MaterialScience tem o compromisso de ajudar a superar os desafios globais de falta de energia e mudanças climáticas por meio de tecnologias e processos inovadores e sustentáveis. A empresa visa ser uma parte proeminente da solução para lidar com os efeitos das megatendências globais, como o aumento da população e o crescimento da urbanização.

"A empresa não pode resolver o problema sozinha, é claro, mas tem soluções sustentáveis na forma de produtos, processos e aplicativos inovadores que existem atualmente ou estão sendo desenvolvidos para o futuro", disse Patrick Thomas, CEO da Bayer MaterialScience, durante coletiva de imprensa em Belford Roxo (RJ).

Mudanças globais guiam nossa busca por soluções sustentáveis- Segundo Patrick, a Bayer MaterialScience oferece soluções sustentáveis para os efeitos das megatendências globais como mudanças climáticas, urbanização, crescente população, uma revolução nos serviços de saúde e mudanças tecnológicas aceleradas. "Vivemos em um mundo dinâmico que enfrenta muitos desafios e na Bayer MaterialScience precisamos perguntar a nós mesmos quais oportunidades e riscos se encontram no futuro. Mudanças globais como dados demográficos, mudanças climáticas e falta de energia estão guiando nossa busca por soluções sustentáveis que possam ajudar a atender às necessidades futuras", disse Thomas.

Em 2030, mais de oito bilhões de pessoas viverão na Terra, cinco bilhões delas nas cidades. "Atualmente os edifícios são responsáveis por cerca de 30% das emissões de gases de efeito estufa e mais de 40% do uso de energia global. Então, a necessidade de formas renováveis de energia é evidente", disse Thomas. Materiais de retrofit para combater a mudança climática têm benefícios significativos e, se os edifícios fossem renovados com isolamento de poliuretano - de longe o material de isolamento mais eficaz por peso unitário -, reduções reais nas emissões de dióxido de carbono seriam possíveis.

Os materiais da Bayer MaterialScience também têm um papel importante quando se trata de isolamento e é por isso que as construções sustentáveis são outra área de negócios importante para a Bayer MaterialScience. "Nosso programa EcoCommercial Building criou uma rede interdisciplinar sem igual para a construção sustentável", disse Thomas. "Nossos materiais e know-how nesse campo facilitam o desenvolvimento de soluções com eficiência energética e, portanto, com bom custo-benefício".

Diminuir o peso tem um papel essencial- Thomas disse que mais de 14% de todos os gases de efeito estufa no mundo vem do setor de transportes, o que significa que é o 'número três' em fonte de emissões. "Compostos leves podem reduzir o peso de um veículo em até 30%, resultando em uma redução significativa no consumo de combustível", ele disse.

Como parceira oficial do projeto Solar Impulse na Suíça, a Bayer MaterialScience está apoiando o ambicioso projeto de voar em uma aeronave movida apenas com energia solar. A empresa está desenvolvendo materiais ultraleves para reduzir o peso da aeronave do tamanho de um grande avião de frota (63,40 metros) para menos do que o peso de um carro de tamanho médio (cerca de 1600 quilogramas). Um protótipo da aeronave já completou com sucesso voos diurnos e noturnos na Europa.

Mais eficiência e menos consumo de energia- A Bayer MaterialScience já está fornecendo compostos de poliuretano como substitutos para tetos metálicos de carros e a empresa está começando a fornecer componentes de policarbonato para substituir o vidro. "Trocar componentes altamente energéticos, como aço e vidro, por polímeros - que são bem menos energéticos e requerem muito menos energia na sua fabricação, reduzindo também o peso do veículo - oferece uma redução potencial significativa", afirmou Thomas.

Dando mais exemplos, ele disse que lâmpadas tradicionais têm eficiência de iluminação de 3% em comparação com até 80% dos LEDs (díodos emissores de luz) e embora tenha havido poucas mudanças na fabricação de LEDs e no gerenciamento de sua emissão de luz, a resina de policarbonato é um dos poucos materiais que podem suportar suas altas temperaturas.

O projeto de pesquisa Dream Production, que visa transformar o gás de efeito estufa CO2 em uma matéria-prima útil é outro exemplo do compromisso da empresa com tecnologias limpas. Este novo processo para a produção de plásticos utilizando dióxido de carbono poderia oferecer à indústria química uma alternativa para os recursos cada vez mais escassos como o petróleo.

Os produtos inovadores da Bayer MaterialScience também se tornarão componentes integrais de turbinas eólicas onde os adesivos utilizados para fixar as pás são cada vez mais feitos de poliuretano em lugar de epóxi. Nanotubos também podem ser incorporados às resinas epóxi para reduzir o peso das pás.

"Nossos materiais têm o potencial de trazer grandes melhorias na eficiência energética para cada setor da economia", afirmou Thomas.

“ E esperamos poder aplicar nosso know how nas obras dos estádios brasileiros”, emendou o CEO. [www.bayermaterialscience.com].

Fact Sheet Bayer MateriaIScience Brasil: com 550 colaborares, uma receita de R$ 565 milhões em 2010, o equivalente a 14% dos negócios do Grupo Bayer no mercado brasileiro, matriz em Leverkusen, Alemanha, no Brasil tem sede em São Paulo e Parque Industrial em Belford Roxo – RJ, e Ulrich Ostertag na presidência para a América Latina.

Visão geral: missão de transformar ideias em soluções criativas e inovadoras, a Bayer MateriaIScience é especializada em polímeros e sistemas de alta tecnologia e fornece matérias-primas para a indústria de importantes mercados nacionais e mundiais. Entre seus principais clientes estão as indústrias automotivas, de construção civil, calçadista e moveleira, o setor de eletroeletrônicos e fabricantes de materiais esportivos e de lazer, embalagens e equipamentos médicos.

.As unidades de negócios Poliuretanos; Policarbonatos; Revestimentos, Adesivos e Especialidades são na verdade peças-chave para o conforto e a segurança da população mundial. Seus produtos estão presentes em aplicações como colchões; partes internas e externas de automóveis; CDs e DVDs; isolamento térmico de coberturas, refrigeradores e freezers; solados para calçados, entre outros.

.Líder no mercado brasileiro em poliuretanos rígidos e de especialidades e no segmento de policarbonatos, a Bayer MateriaIScience também se destaca no Brasil por ter no País a única fábrica de MDI, um dos principais componentes para formulação do poliuretano, da América Latina. A unidade de produção está localizada no Parque Industrial da Bayer em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Também está em Belford Roxo a única fábrica de resina alifátíca poliuretânica da América Latina, matéria-prima utilizada na formulação de vernizes para as indústrias da construção civil, moveleira e automotiva.

Principais produtos: . Arcol Poliol® - polióis para produção de espumas flexíveis aplicadas em assentos e encostos automobilísticos, colchões e móveis estofados e nas indústrias têxtil e calçadista ou para fabricação de adesivos à base de poliuretano.

.Baydur® - polióis formulados utilizados para a produção de espuma rígida de poliuretano com pele integral ou poliuretano maciço produzido por derramamento, aplicado em peças técnicas, equipamentos hospitalares, esportivos, entre outros.

. Bayflex® - polióis formulados utilizados na produção de espuma semi flexível de poliuretano com pele integral ou poliuretano maciço (RRIM), aplicados em peças automobilísticas, na indústria moveleira e em solados para calçados.

. Bayfit® - polióis formulados utilizados na produção de espumas flexíveis de poliuretano, aplicados em bancos e encosto de cabeça de automóveis, na indústria moveleira e diversas outras peças que requerem maciez e conforto.

. Baymer® - polióis formulados utilizados para produção de espuma rígida de poliuretano com baixa condutividade térmica e retardante de chamas, exigência principalmente do segmento da construção civil.

.Baytherm® • polióis formulados utilizados para produção de espuma rígida de poliuretano com baixa condutividade térmica, ideal para o isolamento térmico de refrigeradores, câmaras frigoríficas e carros refrigerados.

. Desmodur®/Desmophen® - matérias-primas (isocianatos/polióis) tanto para produção do poliuretano nas versões flexível e rígido quanto para fabricação de tintas industriais e para o setor automotivo, segmento de proteção anticorrosiva, revestimentos de piso, entre outros. Produzidas na planta da Bayer MaterialScience em Belford Roxo.

. Desmopan® - poliuretanos termoplásticos para diversas aplicações de alta tecnologia, como componentes para calçados, materiais esportivos, peças de alto desempenho, entre outros.

.Makrolon® - policarbonato de alta resistência a impacto, alto isolamento elétrico e permite liberdade total de design e cores. É utilizado, por exemplo, na fabricação de CDs, DVDs, Blu-Ray, aplicações automotivas fex.: difusores, guias de luz e lente colimador para luz LED nos faróis de automóveis), coberturas de estádios, garrafões de água, peças e componentes eletroeletrônicos, entre outros.

.Apec® - copolímero de policarbonato com combinação única de elevada resistência térmica, tenacidade, estabilidade a luz e processabilidade. Entre sua principais aplicações estão peças do segmento médico e automotivo que exigem altíssimo desempenho térmico aliado a elevada transparência.

. Makroblend® - blenda de policarbonato e PET ou PBT com alta tenacidade inclusive em baixa temperatura além de excelente estabilidade dimensional e acabamento. Este produto é aplicado em biqueiras de proteção de calçados de segurança além de grades externas, aerofólios, tail gates e pára-choques de automóveis.

.Bayblend® - blenda de policarbonato e ABS, que apresenta baixa propagação de chamas excelente estabilidade térmica além boa resistência mecânica. Aplicada em celulares, TVs além de painéis e frisos de automóveis. [www.bayermaterialscience.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira