Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2011 - 09:00

Maior pesquisa epidemiológica da história sobre doença venosa crônica mostra a importância do tratamento precoce

"Diagnóstico precoce e tratamento da doença venosa crônica são obrigatórios para prevenir progressão a estágios clínicos mais graves inclusive de úlceras venosas".

Praga - O Programa VEIN Consult, a maior pesquisa epidemiológica da história sobre doença venosa crônica realizada sob os auspícios da União Internacional de Flebologia (UIP) e apoiada por uma subvenção irrestrita do Servier Research Group, é um esforço internacional de educação para aumentar a conscientização da DCV entre pacientes, cientistas e autoridades de saúde. É a primeira pesquisa a avaliar um número tão grande de pacientes de vários países de diversas áreas geográficas (Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente, América Central e América Latina), utilizando o mesmo questionário e a mesma classificação (classificação CEAP).

Os primeiros resultados do Programa VEIN Consult mostram que essa doença venosa crônica tem um impacto negativo significativo nas vidas profissionais dos pacientes, resultando em perdas grandes de produtividade; 15% dos pacientes com doença venosa crônica relatam a perda de dias de trabalho. A DVC também é responsável pelo sofrimento físico e psicológico dos pacientes que se refletem na piora da qualidade de vida. Observamos uma deterioração significativa na qualidade de vida com o aumento da gravidade da doença. Isto afeta diretamente os custos relacionados à DVC, cerca de 4% dos pacientes tiveram de mudar de emprego por causa de sua doença venosa e mais de 6% tiveram que ser hospitalizados.

Pela primeira vez, os pacientes sintomáticos são avaliados e a DVC é detectada desde as fases iniciais, com o objetivo de melhorar o processo de tratamento.

Oito em cada 10 pacientes sofrem de doença venosa crônica da primeira dor venosa a estágios mais avançados, tais como edema e úlcera. Graças ao Programa VEIN Consult, podemos avaliar pela primeira vez, a prevalência de pacientes com DVC com apenas sintomas (dor nas pernas, sensação de peso, inchaço...). Isso mostra que 20% dos primeiros participantes de vários países são classificados como pacientes com sintomas apenas, enquanto 61,2% são classificados como pacientes com sinais visíveis de doença venosa crônica (varizes, veias varicosas, edema e úlcera).

Os pacientes não se consultam espontaneamente por dor nas pernas e os médicos não consideram a dor venosa como parte da doença. Apesar do impacto da doença venosa crônica sobre os custos e a qualidade de vida, os pacientes com doença venosa crônica ainda são subdiagnosticados e subtratados.

"A progressão para estágios clínicos mais avançados devido ao tratamento tardio pode levar à perda de dias de trabalho, menor qualidade de vida e aumento dos custos globais," disse o professor Rabe, presidente da União Internacional de Flebologia.

O Programa VEIN Consult será executado até 2012 em mais de 20 países. Os resultados dos primeiros 70.000 pacientes avaliados de 13 países (Brasil, França, Geórgia, Hungria, México, Paquistão, Romênia, Rússia, Sérvia, Cingapura, Eslováquia, Espanha, e mirados Árabes Unidos) foram apresentados durante uma sessão inteiramente dedicada no Congresso UIP em Praga. | PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira