Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2011 - 09:15

Marcas apostam na cultura de convergência

Estúdios de criação se unem a marcas em nova ferramenta da publicidade.

A comunicação, como célula viva dentro de um amplo universo, muda diariamente e com isso a forma e as ferramentas de se fazer publicidade. Grandes marcas já perceberam a força e a necessidade de estarem conectados a redes sociais e agora se voltam para a capacidade do transmedia storytelling ou a necessidade de utilizar a cultura de convergência. A história é simples: envolver um produto ou marca dentro de uma história contada através de múltiplas plataformas, sem replicar conteúdo, criando uma experiência de interatividade diferenciada, com muito engajamento.

Dentro desse universo, nasceu o Chá de Ideias, as narrativas do estúdio de criação convidam a uma imersão que vai criando vertentes em diversas temáticas: de amor e amizade, dentro do universo jovem ou adulto, roteirizando uma história que dá para a marca uma ligação mais forte e próxima do seu público, conquistando, acima de tudo, identificação.

Chá de Ideias-Com o propósito do estúdio de criação Chá de Ideias de envolver as pessoas em uma colcha de retalhos que são as histórias que de tão reais é difícil acreditar que possa existir o irreal. Atento e usando a favor dos seus valores, entre eles a cultura de convergência, as ideias de Vitor Freire (fundador do estúdio de criação) sempre visa espalhar pelas mídias, peças complementares. O ponto de partida pode ser dois amigos de infância que estão prestes a se separar e que, de repente, conquistam a atenção do Guaraná Antarctica, narrativa que deu origem a websérie "Caçadores de Energia". Envolvendo do ínicio ao fim realidade e ficção, a narrativa convida numa imersão que vai criando vertentes em diversas temáticas: de amor e amizade, até uma verdadeira antropologia jovem do que é ser brasileiro hoje, com histórias de vida cheias dessa “Energia que Contagia” do brasileiro, posicionamento da marca.

Vitor Freire é o fundador desse Chá de Ideias, começou a carreira em Montreal (Canadá) onde trabalhou com desing web e pós-produção audiovisual. Se formou em Multimeios pela PUC São Paulo. Depois da andança, o soteropolitano se firmou na cidade e se tornou diretor transmídia do Grupo TV1 em 2008. Desenvolveu projetos para Guaraná Antarctica, O Boticário e Banco do Brasil. Nesse processo e caminho, amadureceu a ideia do criar seu próprio estúdio de criação, um espaço para pesquisar, criar e realizar experiências narrativas, com forte viés transmídia. Para isso reuniu um time que já teve participações em diversos projetos de sucesso – de Alice na HBO a Cocoricó na TV Cultura.

Para o Guaraná Antarctica o estúdio de criação, em parceria com a agência de publicidade DM9, assumiu o desafio de criar três histórias para campanha Fórmula Secreta com potencial de disseminar na internet, tendo um dos vídeos exibido durante o comercial do BBB e os outros dois na Rede TV, já no youtube os vídeos passam das 734 mil exibições.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira