Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2011 - 10:09

Quando o rock vira arte


A Editora Nacional coloca no dia 23 de setembro (sexta-feira) na livrarias de todo o país, livro que mostra que ao longo de três décadas, as artes gráficas ajudaram a impulsionar o rock dos palcos para o mundo

Nas décadas de 1970, 1980 e 1990 foram criadas as mais gloriosas peças de arte gráficas do rock, transformando este gênero musical em um dos mais populares do mundo. Toneladas de dinheiro eram arrecadadas com a produção de gravações e eventos ao vivo fazendo surgir grandes festivais, chamados de shows de rock. Para promovê-los milhares de peças foram elaboradas culminando no desenvolvimento das artes gráficas: capas de disco, cartazes de shows, anúncios de jornal, displays colocados em lojas de discos, crachás de bastidores e todos os tipos de artigos oferecidos pelas gravadoras. Para ilustrar esse período chega ao Brasil o livro A arte do rock (Editora Nacional), que mostra como grandes ícones do rock desenvolveram seus visuais e até mesmo suas identidades com ajuda de artistas de outras áreas.

Lançado em outubro de 2010 na Inglaterra e Estados Unidos, o livro tem como base uma coleção particular, a de Rob Roth, um produtor de show da Broadway com envolvimento direto no negócio rock and roll. Ele juntou durante décadas diversas peças que chamou de “coisas incríveis do rock” incluindo alguns itens de campanhas criadas para os maiores músicos do gênero.

O livro é dividido entre oito ícones: The Rolling Stones, Pink Floyd, The Who, Led Zeppelin, David Bowie, Alice Cooper, Elton John e Queen. Com base nas peças de Ruth, o autor Paul Grushkin recupera toda a composição da discografia e apresenta as peças publicitárias de divulgação e promoção de cada um desses grandes nomes do rock.

Cada parte do livro cobre uma determinada ação enfocando turnês e álbuns para mostrar as mudanças no design e estilos gráficos. Uma introdução coloca as imagens no contexto, descrevendo o desenvolvimento dos grupos e suas ações em termos de apresentação visual e discutindo a arte gráfica e seus criadores. Todos os itens apresentados têm legenda, com a coleção em geral destacando o excesso às vezes exorbitante, a inegável criatividade e as despesas monumentais envolvidas na promoção do rock nos anos 70, 80 e 90.

Um aspecto interessante mostrado no livro é como a arte desenvolvida para a promoção das bandas acabou moldando o comportamento e se tornando símbolos emblemáticos de muitas delas. A língua dos The Rolling Stones, o visual teatro de horror de Alice Cooper, o simbolismo do Pink Floyd, a feitiçaria do Led Zeppelin, o androgenismo de David Bowie e até a destruição de instrumentos do The Who foram incorporados a eles em meio à criação de peças gráficas, em um processo de trocas que ajudaram a desenvolver tanto o estilo do rock como novas técnicas visuais. O autor, Paul Grushkin, diz no livro, por exemplo, que Mick Jagger recrutava os principais artistas e fotógrafos para supervisionar os projetos da banda. Prefácio de Alice Cooper.

O autor – Paul Grushkin é um dos principais historiadores de rock dos Estados Unidos. É autor de cinco best-sellers de referência na área, como Grateful Dead: The Official Book of the Dead Heads 1983; The Art of Rock: Posters from Presley to Punk 1987; Treasures of the Hard Rock Café 2001; Art of Modern Rock: The Poster Explosion 2004; e Rockin´Down the Highway: The Cars and People That Made Rock Roll 2006. Grushkin também é um dos profissionais mais bem sucedidos na área de vendas. É formado pela Stanford University e vive em San Francisco, EUA.

Sobre o colecionador - Rob Roth foi indicado ao Tony na categoria de melhor diretor em sua estreia na Broadway com A Bela e a Fera, da Disney, que se transformou em atração produzida no mundo inteiro, conquistando prêmios, como o Laurence Olivier de melhor musical em Londres. Também dirigiu a estreia mundial de Elaborate Lives: The Legend of Aida, com trilha sonora de Elton John e Tim Rice. Na Broadway, Rob dirigiu Lestat, musical baseado em As Crônicas Vampirescas, de Anne Rice, com trilha sonora de Elton John e Bernie Taupin. Rob coescreveu e dirigiu o musical The Opposite of Sex, e criou grandes produções para a The Walt Disney Company. Dirigiu várias turnês de Alice Cooper e de Steve Miller, dentre outros artistas. Rob coleciona material impresso do mundo do rock desde a adolescência.

.[Livro: A arte do rock|Autor: Paul Grushkin|Editora: Companhia Editora Nacional| 256 Páginas | Preço: R$ 98,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira