Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Villares Metals recebe Prêmio Estadual FIESP de Conservação e Uso Racional de Energia

São Paulo - A siderúrgica Villares Metals recebeu o Prêmio Estadual Fiesp de Conservação e Uso Racional de Energia, dia 27 de novembro, pelo segundo lugar na modalidade Gás Natural e Energia Elétrica, com seu projeto “Adequação da atmosfera de combustão do forno de soleira rotativa”, que objetivou reduzir a perda de material no processo de reaquecimento de lingotes (formação de carepa) e o consumo de combustível em seu forno de maior capacidade.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi implantado em setembro de 2005 e teve resultados acima das expectativas tanto no consumo de gás natural quanto na perda de material. Em termos de economia energética, o projeto resultou em uma economia anual de aproximadamente 500 mil m³ de gás natural, e uma redução anual de 10,75% no consumo específico desta fonte de energia. No que se refere a ganhos ambientais, o projeto permitiu uma redução das emissões gasosas em função da redução no consumo de gás natural, permitiu a conservação de recursos naturais e foi determinante para atingir as metas de redução de consumo de energia que integram o Plano de Melhorias 2006 do Sistema de Gestão Ambiental da Empresa. Também foram importantes os ganhos econômico-financeiros do projeto, entre eles o payback do projeto, que se deu em três meses.

Representando a Villares Metals, Edmir Narchi Ranzani, gerente industrial de Laminação, recebeu o Prêmio das mãos de José Pilon, diretor titular adjunto do Departamento de Ação Regional da Fiesp. Por sua vez, José Roberto Murari, gerente de Expansão da Empresa, recebeu o Certificado Técnico de Eduardo Antonio Moreno, também diretor do DEINFRA.

A Villares Metals é uma empresa siderúrgica semi-integrada. Conta com uma moderna aciaria elétrica, equipada com dois fornos elétricos a arco, fornos-panela, desgaseificadores (VD e VOD), fornos de refusão (VAR e ESR) e forno de fusão de indução a vácuo (VIM); lingotamentos convencional e contínuo, prensas hidráulicas de forjamento, laminadores de desbaste e acabamento, completas instalações para tratamento térmico, acabamento a frio e inspeção.

Em 2005, o volume de vendas da Villares Metals atingiu 81,2 mil toneladas de produtos acabados, das quais 44,5 mil toneladas foram demandadas pelo mercado interno e 36,7 mil toneladas destinadas à exportação. A unidade de Sumaré emprega cerca de 1.200 pessoas, e ainda abriga a administração da empresa, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e o maior Centro de Distribuição de aços-ferramenta da América Latina, com uma área de 5.500 m².

O presidente da FIESP, Paulo Skaf, que abriu a solenidade de premiação, reafirmou a importância da divulgação de iniciativas como esta como contribuição ao processo de desenvolvimento de conhecimento em eficiência energética no Brasil. “A preocupação da FIESP com energia, para saber se vai faltar ou não, depende do que precisa ser feito e do que efetivamente será feito”, disse. | . Por: Comunique-se

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira