Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2007 - 09:06

Docas do Rio faz licitação para dragagem do Porto de Itaguaí


A Companhia Docas do Rio de Janeiro publicou edital de licitação, no dia 22 de agosto (quarta-feira), no Diário Oficial da União, para contratar serviços de dragagem no Porto de Itaguaí. Docas marcou para o dia 9 de outubro a abertura das propostas concorrentes, a ser vencida pela empresa que apresentar o menor preço. A dragagem em Itaguaí utilizará recursos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, do Governo Federal.

Os serviços de dragagem vão aumentar a profundidade dos cerca de 21,4 quilômetros do canal de acesso ao Porto de Itaguaí para 20 metros, passando a sua largura para 200 metros. O trabalho exigirá a utilização de dragas autotransportadoras, com capacidade total de produção mensal de 400 mil m3 e retirada de cerca de 4,5 milhões de m3, num prazo de execução estimado em 13 meses, a partir do início do serviço.

Com as obras, o porto ganhará em agilidade, permitindo a movimentação simultânea de navios – enquanto um sair, outro entrará, sem a necessidade de espera ao largo da Baía de Sepetiba. Acabará o acesso de via única. Atualmente, o porto recebe navios de até 160 mil tpb(tonelada por porte bruto). Poderá receber navios de 230 mil tpb. O Porto de Itaguaí – ex-Sepetiba – se localiza numa área que concentra 70% do PIB nacional num raio de 500km2. E tem uma retroárea de aproximadamente 20 milhões de m2.

O projeto de dragagem foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Hidroviárias – INPH, visando a atender os novos negócios e expansão futura do porto frente à movimentação esperada de 2.540 navios anuais em 2015. Atualmente, a movimentação anual é de 900 embarcações. Com a conclusão dos serviços de dragagem e a implantação de 44 modernas bóias de sinalização náutica de maior alcance luminoso e dotadas de refletor interno de radar, haverá uma substancial redução do tempo despendido em navegação.

Os serviços contam com licenciamento ambiental expedido pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente–Feema, que permite a realização de serviços num volume estimado em 6,4 milhões de m3.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira