Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2007 - 09:08

Voith Paper Rolls investe em novas tecnologias para revestimento

Nos últimos 12 meses a empresa lançou dois sistemas de revestimento que, na prática, reduzem custos e maximizam a produção das indústrias de papel.

Como em todos os segmentos da economia, a ordem mundial é reduzir custos e aumentar a capacidade produtiva. Para oferecer aos seus clientes soluções que atinjam esses objetivos, a Voith Paper Rolls lança no mercado dois novos tipos de revestimentos de rolos, peças importantes que garantem a eficiência e a qualidade do produto final de uma fábrica de papel.

Uma das novidades da Voith Paper Rolls é a tecnologia de revestimento de cerâmica TerraSpeed, que foi desenvolvida para avançar os limites das prensas úmidas e atingir um grau de destacamento de folhas sem a utilização de agentes. Também propicia características aprimoradas de destacamento pela ação de microturbulências, que promovem a suspensão do contaminante, além de garantir a rugosidade do rolo em operação.

Produzido pela combinação de pós-cerâmicos especialmente projetados para esse tipo de aplicação, os revestimentos TerraSpeed são ajustados para atender às mais rigorosas exigências do processo de fabricação de papel.

Na prática, com o uso dessa nova tecnologia, as indústrias papeleiras conseguem um nível de produção ainda mais consistente e uma economia de custos resultante do aumento do tempo do rolo em máquina em operação, além de eliminar a necessidade de agentes de release.

O revestimento TerraSpeed é ideal para máquinas de papel gráfico de alta velocidade, máquinas especiais com composições de massa e máquinas de velocidades mais baixas que operam em ambientes mais abrasivos.

O outro lançamento da Voith Paper Rolls para esse mercado é o revestimento de rolo Vantis M, composto por um material sintético com reforço de fibra. Uma das grandes inovações desta tecnologia é a utilização de um sistema de carga de nanopartículas com distribuição estreita das dimensões das partículas.

Os benefícios práticos dessa solução são percebidos em diversas propriedades do revestimento, onde o tamanho reduzido e a mistura garantem uma superfície mais lisa, que fica ainda melhor durante sua operação devido ao autopolimento. Isso resulta em índices de rugosidade entre 5 e 6 Ra (0,15mm).

Além disso, o aprimoramento nas propriedades mecânicas e térmicas que envolvem o Vantis M permite que o revestimento opere com segurança em condições extremas, pois sua condução de calor foi reduzida, o que permite que o material suporte temperaturas de superfícies mais elevadas.

Também houve a redução do fator de perda mecânica (tan delta), resultado de uma quantidade menor de energia convertida em calor no revestimento, o que permite que opere com cargas maiores de nip e a velocidades mais altas.

Além dos benefícios já garantidos pelo revestimento Vantis M, a Voith Paper Rolls também oferece um sistema exclusivo de adesão que otimiza o desempenho de uma máquina de papel. Essa solução aumenta a resistência a danos mecânicos e reduz os problemas de delaminação entre o revestimento e o núcleo metálico.

Na prática, essa combinação do revestimento de rolos Vantis M com o sistema exclusivo de adesão resulta em menos paradas para manutenção, redução nas perdas de qualidade do papel e nas retíficas e maior resistência a impactos, o que torna o custo operacional ainda mais baixo.

Segundo Mike Radtke, gerente de produto da Voith Paper Rolls nos Estado Unidos, a empresa vem trabalhando pesado nos últimos 12 meses para desenvolver soluções que agreguem valor e maximizem os processos produtivos das indústrias papeleiras. “Temos uma equipe de cientistas estudando diariamente novos materiais para revestimentos de rolos, como é o caso da nanotecnologia. O objetivo é trazer continuamente mais avanços que resultem em melhorias para nossos clientes”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira