Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2011 - 10:54

A estética vermelha na harmonia do sorriso

Assim como o cabelo é a moldura do rosto de uma pessoa, a gengiva é a moldura dos dentes.

Um belo sorriso é composto por muito mais do que apenas dentes. Lábios, gengiva, mucosa e dentes são elementos que fazem parte da construção de um sorriso saudável, funcional e estético.

Dentro desse contexto, torna-se impossível trabalhar um sorriso sem transformar a gengiva. Assim como o cabelo é a moldura do rosto de uma pessoa, a gengiva é a moldura dos dentes. Uma gengiva bela e harmoniosa potencializa a chamada estética branca, que é composta pelos inúmeros efeitos ópticos que a estrutura dentária oferece. Opalescência, luminescência e fluorescência são apenas algumas das características visuais dos dentes naturais, que frequentemente são mimetizadas ou copiadas por ceramistas que buscam se inspirar naquilo que foi feito por Deus.

Entretanto, está claro para nós, especialistas em odontologia estética, que um dente pode ser incrivelmente belo quanto à sua cor, o seu formato, a sua posição, as suas características ópticas naturais, à sua textura, e ainda assim fazer parte de um sorriso comprometido pela deficiência da estética vermelha. Um sorriso belo e jovial mostra, geralmente, cerca de 30% de tecido gengival (vermelho), e 70% de tecido dental (branco). Essa proporção, juntamente com o comportamento labial, confere equilíbrio visual e é imediatamente traduzido em beleza aos olhos de quem vê.

Por essas razões, a gengiva é um ponto muito importante a ser trabalhado nas construções estéticas do sorriso. Retrações gengivais com consequentes exposições radiculares, ausência de tecido gengival entre os dentes (caracterizando a presença de “buracos negros”), alterações na coloração e na textura da gengiva ou até mesmo o excesso desse tecido avermelhado são condições clínicas que podem conferir desarmonia visual, além de aspectos negativos relacionados à saúde bucal.

A odontologia estética moderna possui inúmeras técnicas reconstrutivas, que trabalham a qualidade e a quantidade da gengiva, a depender da necessidade individual de cada paciente. São técnicas minimamente invasivas, para o maior conforto dos clientes, e que trazem resultados bastante satisfatórios. Peelings gengivais, para remoção de manchas; gengivoplastias de aumento ou de redução e recobrimentos radiculares são apenas algumas das técnicas mais comumente empregadas.

.Por: Dra. Maristela Lobo,Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós - graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP, Tem residência em Harvard. Site: www.maristelalobo.com.br . Segundo a Dra Maristela Lobo um belo sorriso é o conjunto harmonioso de dentes, gengivas e lábios. Diversas alterações gengivais podem comprometer a estética de um sorriso. (A) Pigmentação por melanina; (B). Excesso de gengiva ou sorriso gengival; (C). Alterações na coloração e na textura da gengiva; (D). Retrações gengivais e consequentes exposições radiculares. As reconstruções do sorriso devem envolver não somente dente (estética branca), mas também a gengiva (estética vermelha), que é a moldura do dente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira