Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2011 - 08:44

Desenvolvimento tecnológico em pauta

O Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) participa pela terceira vez da Rio Pipeline.

“A participação na programação técnica na Rio Pipeline é fundamental para o desenvolvimento do setor no Brasil, seja pela atualização de conhecimentos, pelas discussões sobre tendências e expectativas da indústria, seja pela troca de experiências que propicia”, afirma Raimar van den Bylaardt, presidente do Conselho Executivo do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT).

“Levando em consideração o crescimento global da indústria do petróleo e gás e as conseqüente necessidade de aumento da escoação da produção, a edição de 2011 promete números ainda mais significativos que a última edição, realizada em 2009, quando a Rio Pipeline contou com a participação mais de 1.300 congressistas, vindos de 28 países, de 120 expositores, de 35 países, e atraiu o interesse de 3.000 visitantes nos três dias”, lembra.

“Outra notícia que tem movimentado o setor é o anuncio da opção, pela Petrobras, de utilizar dutos submarinos para escoar o gás natural produzido em dois blocos no pré-sal da bacia de Santos (BM-S-9 e BM-S-11)”, destaca. “Há, pela frente, toda uma demanda tecnológica por solucionar”.

O executivo participa, no último dia do evento, do painel “Tendências Tecnológicas na Atividade Dutoviária”, que contará com a moderação do gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu da Costa Fraga e participação do coordenador do Programa Tecnológico de Transporte da Petrobras (PROTRAN), Pedro Altóe.

CTDUT-Centro tecnológico destinado ao desenvolvimento na área de dutos, o CTDUT possui instalações em escala real e laboratórios de pesquisa destinados a testes de produtos, equipamentos e sistemas, utilizados na malha dutoviária. A infraestrutura oferece vantagens técnicas e econômicas tanto para fornecedores quanto para operadoras, que podem, por exemplo, testar novas tecnologias sem colocar em risco suas operações.

Dentre os produtos e serviços oferecidos, estão os testes de pigs, de integridade de tubos, medidores de vazão e detectores de vazamento, revestimentos, bombas e válvulas, o que torna o CTDUT um espaço adequado também para demonstrações, treinamento e capacitação profissional.

Inaugurado em maio de 2006, o CTDUT nasceu da iniciativa da Petrobras, Transpetro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O Centro conta com expressivo número de associados, entre empresas, entidades, universidades, instituições de ensino e pesquisa. Suas instalações foram construídas com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CTPetro), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). [ www.ctdut.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira