Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2007 - 09:20

Estudo aponta redução de 29% no resultado das empresas de logística

Realizada pela Boucinhas & Campos + Soteconti, a análise mostra que, mesmo assim, apenas 39% das empresas apresentaram prejuízo.

Estudo realizado pela Boucinhas & Campos + Soteconti Auditores Independentes sobre o setor de logística mostra que existe aumento das operações, que estão sendo realizados investimentos em infra-estrutura e que os resultados das operações ainda não demonstram níveis aceitáveis do ponto de vista do retorno dos investimentos. “As empresas vêm buscando eficiência para suprir as carências do setor e apenas nessa amostra já é possível confirmar investimentos em ativos que em dois anos somaram cerca de R$ 5 bilhões de reais”, explica Sílvio César Cardoso, diretor da B&C+S e responsável pelo estudo.

O estudo foi elaborado com base em mais de 100 balanços de sociedades anônimas pertencentes aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, abrangendo os principais subsegmentos de logística, dentre eles transportes (aéreo, rodoviário, coletivo, ferroviário e aquaviário), armazenagem, operadores portuários e logísticos. O subsegmento de transporte coletivo inserido na análise contempla transporte rodoviário municipal, intermunicipal, interestadual e sistema de trens metropolitanos.

Foram analisados balanços de empresas de portes diferentes (pequenas, médias e grandes). “A receita bruta total das empresas envolvidas neste estudo somou em 2006 aproximadamente R$ 26 bilhões”, lembra Cardoso.

A análise foi focada em três grandes temas, sendo: (a) receitas brutas auferidas, (b) resultado apurado no exercício e (c) inversões fixas feitas no ativo imobilizado. “Estes são importantes indicadores que demonstram o poder de crescimento das operações de empresas do segmento”, garante o executivo.

Resultados – O estudo mostrou que o resultado das empresas pesquisadas em 2006 foi inferior ao de 2005 sendo reduzido no acumulado do segmento em aproximadamente 29%. “Apesar disso, 61% dos balanços analisados apresentaram lucro enquanto que 39%, prejuízo. Esse desempenho está longe de ser considerado ideal”, explica Cardoso.

Entretanto, quando a análise é feita sob a ótica individual, nota-se que alguns subsegmentos apresentam uma melhora do desempenho em relação ao exercício anterior. É o caso do transporte de cargas, de operadores logísticos, armazéns gerais e transporte aéreo, que apresentaram crescimento de 24%, 45%, 33% e 63%, respectivamente.

Receitas - Enquanto os resultados acumulados demonstram uma queda, as receitas brutas apresentaram desempenho positivo. O acumulado das receitas brutas auferidas de todos os subsegmentos analisados apontou crescimento de 24% quando comparado com o exercício de 2005. *Íntegra do estudo: http://www.boucinhasconti.com.br/PFD/segmento_de_logistica%20

Perfil – A Boucinhas & Campos + Soteconti Auditores Independentes é uma empresa com longa tradição, solidez no setor e a filosofia de prestar atendimento personalizado aos clientes. São mais de 60 anos de experiência e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Goiânia. São três linhas principais de serviços: Auditoria de Demonstrações Contábeis e Especiais; Soluções de Gestão e Consultoria Tributária e Societária. Em 2004, a B&C + Soteconti tornou-se associada da RSM – a 7ª do mundo no setor. Esta associação é o reconhecimento de que a B&C + Soteconti atende aos padrões internacionais de auditoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira