Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2011 - 10:31

nova/sb apresenta exposição “Velho largo, nova batata” mostra Largo da Batata com outro olhar


Mostra reúne trabalhos da primeira agência pop-up do Brasil, que em três meses, transformou pequenos comércios da região do Largo da Batata com ideias de comunicação.

Entre os dias 24 de setembro e 16 de outubro, paulistanos e visitantes da cidade de São Paulo podem ver o Largo da Batata, região de Pinheiros, sob uma perspectiva diferente. Realizada no Instituto Tomie Ohtake, a exposição “Velho largo, nova batata” mostra o trabalho realizado pela agência nova/sb que transformou a cara de pequenas lojas da região com ideias de comunicação.

A mostra multimídia reúne vídeos, fotos e um totem interativo com todas as ações promovidas pela primeira agência pop up do Brasil, a nova/batata. Formada por estagiários selecionados por profissionais da nova/sb, agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, a nova/batata prestou – entre os meses de abril e junho - serviços de publicidade gratuitamente aos comerciantes da região do Largo da Batata. O trabalho foi acompanhado de perto pelos profissionais da nova/sb de São Paulo, Rio e Brasília, além da publicitária e consultora da nova/sb, Paula Rizzo.

Parte do conteúdo gerado por este trabalho pode ser visto em vídeos, cerca de 20, elaborados pela equipe da diretora e cineasta Georgia Guerra Peixe. Eles mostram o dia a dia da nova/batata (montada exclusivamente para o projeto), o cotidiano do Largo da Batata e entrevistas com as pessoas que circulam na região. Um deles, o do “Seu Galdino”, emociona. O guardador de carros alagoano que mora no Largo desde 1954 e se orgulha dos clientes deixarem a chave com ele, conta que é “uma das pessoas mais felizes da terra”. Em “Um lugar pra chamar de seu” os batatinhas, como foram apelidados os jovens estagiários, contam qual o seu cantinho preferido no Largo da Batata.

Já no totem interativo (desenvolvido pela empresa TouchID) dotado de tecnologia touch screen, os visitantes conhecem o antes e depois dos comércios que receberam o atendimento da nova/batata. Entre eles está a Lojinha, pequeno magazine de aviamentos que não tinha fachada, nem logotipo, mas ganhou identidade visual completa. Hoje, até uniforme tem, iniciativa do dono, que como muitos outros, continuaram seguindo a proposta da agência. A Mari Máquinas, do seu Argemiro e de seu filho Ricardo, também passou por uma grande transformação na comunicação visual e depois da ação contabiliza aumento de 30% nas vendas. “Essa iniciativa é um marco, que trará uma nova visão a todos da importância da área publicitária e de comunicação e também da necessidade de trazer essas ferramentas ao pequeno e ao micro empresário”, resume Ricardo.

Além destas lojas, serão exibidos os trabalhos feitos para o Mercado de Pinheiros, para a loja de colchões Bond Cama e para o Bar das Batidas O C do Padre, que assumiu o apelido recebido dos frequentadores da região por estar localizado atrás da igreja. Outros clientes também tem sua nova comunicação visual exibida, como a igreja Nossa Senhora de Monte Serrat, o açougue 2 Nelore, a Tracer (primeira escola de parkour do Brasil), o Instituto Singularidades e a Cia das Bolsas.

A curadoria da exposição ficou a cargo de Beatriz Pereira, coordenadora de comunicação da nova/sb e gerente geral da nova/batata, e Marcelo Maia, diretor de arte da nova/sb. “A ideia de montar a exposição surgiu do interesse não só do mercado de publicidade como de outras pessoas em conhecer os resultados do projeto”, sintetiza Beatriz. “Foi um trabalho intenso e muito prazeroso, o comprometimento dos estudantes e os resultados é gratificante. Eles também se envolveram muito na escolha dos trabalhos apresentados na mostra”, conta Marcelo.

“Esse foi o primeiro empurrão dado para impulsionar essa região da cidade com expectativa de uma continuidade. Apostando nessa ideia, o Instituto Tomie Ohtake acolheu seus vizinhos de bairro para se constituir também num foro de debate e espaço criativo de realizações”, completa Ricardo Ohtake, diretor do Instituto.

.[Exposição: “Velho largo, nova batata”|Realização: nova/sb, de 25 de setembro a 16 de outubro| Abertura: 24 de setembro (sábado), às 15h e segue de 11h – 20h, de terça a domingo,no Instituto Tomie Ohtake, Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros – São Paulo.Entrada: gratuita |Telefone: (11) 2245-1900 | Site: www.institutotomieohtake.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira