Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2011 - 11:36

Dia Mundial do Alzheimer alerta para doença que atinge cerca 1,2 milhão de brasileiros

Relatório do Alzheimer's Disease International (ADI) alerta que 75% dos portadores do mal de Alzheimer ainda não foram diagnosticados.O alto custo do tratamento é uma das principais causas de abandono. No Brasil, já existem medicamentos genéricos capazes de tratar os pacientes com a mesma qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos de marca.

São Paulo -Dia Mundial do Alzheimer.: a data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, que segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros, sendo principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos. O diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Um relatório divulgado essa semana pelo Alzheimer's Disease International (ADI), ligado à Organização Mundial da Saúde, apresentou um dado preocupante, apenas 25% dos portadores sabem que possuem a doença. O diagnóstico é feito basicamente através de exames clínicos e do histórico do paciente, por isso, é importante ficar atento a alguns sinais de comportamento. “A pessoa acaba se queixando que se esquece do que acabou de fazer, do que comprou, dos compromissos, dos recados e logicamente essa situação se agrava com o avançar da doença”, alerta ao neurologista do Instituto da Memória da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Rodrigo Shultz.

O alto número de pacientes que abandonam o tratamento também é visto como preocupante. Estima-se que esse número pode chegar a 70% dos casos e um dos principais motivos é o alto custo dos medicamentos. Uma alternativa para solucionar essa questão são os medicamentos genéricos. Atualmente, os brasileiros podem contar com genéricos de qualidade e eficácia comprovada para todas as fases da doença. “Tantos as fases intermediárias e avançadas como a fase inicial já podem ser tratados com medicações genéricas”, afirma o Dr. Rodrigo Shultz.

Entre os medicamentos genéricos e similares estão o Cloridrato de Donepezila e o Ziledon (cloridrato de donepezila) fabricados pela Sandoz, líder mundial de genéricos, pertencente ao grupo Novartis. Estes medicamentos possuem preços de 35% e 78% abaixo do medicamento referência, respectivamente. Ambos os medicamentos atuam na diminuição da perda progressiva de memória que atinge pacientes com a doença de Alzheimer.

Para 21 de setembro, Dia Mundial do Alzheimer, a Sandoz está organizando uma ação social especial que será realizada por toda a força de vendas da empresa, com a distribuição de informações e orientações às pessoas, em mais de 30 mil pontos no Brasil incluindo consultórios, clínicas, hospitais e farmácias.

Perfil da Sandoz [www.sandoz.com] -A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, é líder global na produção de medicamentos genéricos, oferece uma ampla gama de produtos de alta qualidade e acessíveis que não são mais protegidos por patentes válidas e exequíveis por terceiros. A Sandoz tem um portfólio de cerca de 1.000 compostos e vende seus produtos em aproximadamente 130 países. Grupos de produtos-chave incluem medicamentos cardiovasculares, anti-infecciosos, para tratamento do sistema nervoso central e distúrbios do aparelho digestivo, terapias respiratórias e oncologia, bem como medicamentos para o sangue e distúrbios do sistema hematopoiético. A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos juntamente com produtos farmacêuticos e substâncias ativas biotecnológicas. Além de um forte crescimento orgânico nos últimos anos, a Sandoz tem feito uma série de aquisições incluindo a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria) e Oriel Therapeutics (EUA ). Em 2010, a Sandoz empregou mais de 23.000 pessoas (funcionários em período integral de trabalho ou equivalente) em todo o mundo e alcançou vendas líquidas de USD 8,5 bilhões para o ano inteiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira