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22/09/2011 - 09:03

INSC de agosto registra aumento de 3,2 pontos percentuais, o maior em quatro meses, e atinge 63,4%

A partir da avaliação dos consumidores, bancos, bebidas e Telecom foram os sub setores com as maiores altas .

Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na web, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) – medido pela ESPM - registrou aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior, fechando agosto com 63,4%.

A alta foi ‘puxada’ pelos sub setores de bancos, cujo índice saltou de 49,3% para 55,6%; bebidas,que passou de 81,2% para 88,5%; e Telecom, que atingiu 47,1% contra os 39,7% em julho, praticamente voltando aos patamares de maio.

Os outros sete sub setores registraram os seguintes índices: Lojas de Departamento (63,6%, com queda de 3,7 pontos percentuais), Supermercados (79,6% e aumento de cinco pontos),auto indústria (66,1% com queda de 4,5 pontos), Personal Care (84,1% com quedade1,1 ponto), Alimentos (67,1%, com aumento de 4,2 pontos), Eletroeletrônicos(61,4% e aumento de 1,6 ponto) e Farmacêuticos (59.7%, com queda de 5,3pontos).

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor avalia mensalmente 43 empresas de 10 sub setores e cinco setores da economia brasileira – varejo, que se manteve estável, fechando agosto com 74,3%; informação, com 47,1%, praticamente voltando aos patamares de maio; bens de consumo, com 70,6%; e health care, com 59,7%, além do financeiro,com 55,6%.

O INSC – criado pelo professor pesquisador da ESPM e global chief digital officer da Rapp,Ricardo Pomeranz - tem modelo inédito de utilizar as redes sociais para coletar dados, mensurando as expressões,colhidas na web, de acordo com três pilares – qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. Juntas, as 43 companhias representam 15,4% do PIB brasileiro, analisando 27,2% do mercado voltado ao consumidor final.

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