Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2011 - 09:29

Psoríase: atenção aos mitos

A psoríase é uma doença de pele que costuma gerar muito constrangimento em quem a tem, e preconceito em quem se depara com pessoas portadoras desse mal. A psoríase, que geralmente apresenta piora no inverno, é caracterizada por manchas espessas de coloração vermelha e áreas escamosas chamadas placas. Mas, ao contrário do que a maioria pensa, a psoríase não é uma doença infecciosa (não contagiosa), e, segundo especialistas, há atualmente ótimas alternativas de tratamento, que podem apresentar melhora do quadro clínico dentro de um ano.

Crônica e ainda sem cura, a psoríase surge devido a uma rápida reprodução e proliferação das células da pele. De acordo com o Dr. Omar Lupi, dermatologista e presidente do Instituto Protetores da Pele, a população desconhece a doença, e suas formas de tratamento. “A pessoa não precisa se afastar dos amigos e do convívio social só porque tem psoríase. A doença está ligada às articulações, e há medicamentos, fornecidos gratuitamente pelo SUS, para tratamento”, explica o dermatologista.

A psoríase acomete homens e mulheres em igual proporção, pode surgir em qualquer idade, mas costuma aparecer em adultos jovens.

Omar Lupi- É dermatologista e membro da Academia Nacional de Medicina. O profissional é presidente do Instituto Proterores da Pele, que leva ao público informações atualizadas na área de dermatologia e prevenção das doenças de pele. Lupi é Professor Adjunto de Dermatologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Chefe do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ). O profissional também é Professor Titular de Dermatologia do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (IPGMCC/PGRJ) e Médico do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira