Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2011 - 09:29

Bauru recebe Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes

O atendimento das 6.347 pessoas com diabetes em Bauru, segundo dados do Ministério da Saúde, poderá receber um reforço importante com a realização do Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes.

Organizado em parceria pela Associação Diabetes Brasil (ADJ) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o curso tem como principais objetivos transmitir e atualizar conhecimentos sobre diabetes e promover o desenvolvimento de habilidades educativas dos profissionais de saúde das áreas pública e privada, associações e ONGS envolvidas com a causa do diabetes para que possam dar o suporte adequado aos pacientes, familiares e cuidadores em geral.

O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro em Bauru, no Quality Suítes Garden Hotel, e tem o apoio da Federação Internacional de Diabetes (IDF) - região Central da América e Caribe (SACA) e da Rede Latino Americana de Educadores em Diabetes (RELAD), além do Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas através dos sites www.adj.org.br e www.diabetes.org.br.

No curso, além das palestras e oficinas práticas, são propostas discussões sobre os direitos das pessoas com diabetes e educação social, estimulando debate e troca de informações e experiências entre os participantes do curso, gestores de saúde e demais interessados. A proposta principal desta atividade é fortalecer os profissionais de saúde quanto a sua responsabilidade em atuar na área e estimular pacientes e familiares na busca da cidadania, garantindo seus direitos e exercendo seus deveres sociais.

Com estratégias didático-pedagógicas, os cursos têm sido desenvolvidos em todo o Brasil por profissionais qualificados e obedecem às mais modernas recomendações de especialistas da International Diabetes Federation (IDF).

Em 2011, já ocorreram edições na Baixada Santista, Ribeirão Preto e Campinas. A última edição deste ano será em Bauru.

Segundo Graça Camara, Coordenadora Operacional do Educando Educadores e uma das educadoras do Curso, “das 16 edições realizadas de junho de 2008 a setembro de 2011, apenas cinco foram realizadas no Estado de São Paulo, a 17ª edição será em Bauru, mas a partir de março de 2012 pretendemos voltar a prestigiar outras regiões do país. A busca pelo curso por profissionais de outros estados é muito grande. Na edição de Campinas, por exemplo, tivemos participantes do Mato Grosso do Sul, Maceió, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe, Bahia e Minas Gerais”.

Nas 16 edições deste curso, foram qualificados em torno de 648 profissionais, sendo que 57% são do setor público, 35% do setor privado, 21% de ambos os setores e 17% de organizações não governamentais.

Participaram, entre todas as edições, profissionais de 28 estados brasileiros, dentre eles enfermeiros, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos, odontólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros. Foram elaborados, como tarefa de conclusão de curso, por volta de 340 projetos educativos que deverão beneficiar as pessoas que já têm o diagnóstico de diabetes ou que correm o risco de desenvolvê-lo.

De acordo com Graça, “é muito gratificante ver o envolvimento de profissionais de todas as áreas de formação da saúde, com diferentes estruturas e recursos de trabalho, interagindo entre si e trocando experiências, criando uma Grande Rede para a melhoria da assistência e humanização do atendimento às pessoas com diabetes e seus familiares”.

Boa parte dos participantes do curso deixa depoimentos sobre a vivência e crescimento proporcionado pela experiência, como a nutricionista do Vale do Itajaí de Santa Catarina, “após o curso, meu trabalho ficou mais seguro no atendimento ao paciente com diabetes”. “Espero que o curso continue com esta caravana educacional pelo Brasil. Isso certamente produzirá, no futuro, profissionais mais capacitados e sensibilizados com a causa do diabetes”, comentário do médico responsável por uma equipe profissional que fez o curso em Belo Horizonte.

A iniciativa do Projeto Educando Educadores tem apoio de 16 empresas, entre elas laboratórios farmacêuticos e indústria de alimentos diet e light. [www.adj.org.br].

.[Cidade: Bauru , de 23 a 27 de novembro de 2011, Quality Suítes Garden Hotel, Rua Dr. Alípio dos Santos, 10-14 Jd Panorama|Investimento: R$ 500,00|Para inscrição, acesse: www.adj.org.br].

ADJ- Fundada em 10 de março de 1980, a Associação Diabetes Brasil (ADJ) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação em diabetes para pessoas com a condição, familiares, profissionais de saúde e comunidade, proporcionando mais qualidade de vida.

Atende pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio econômica, e oferece trabalho integrado de educação em diabetes com uma equipe multidisciplinar formada por médica, psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários que também têm diabetes ou familiares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira