Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2011 - 09:29

Actelion concede prêmio a jovens pesquisadores

A Actelion Pharmaceuticals – maior biofarmacêutica da Europa especializada no desenvolvimento de medicamentos para tratar doenças raras – premiou quatro universitários e os seus mentores por conta de seus esforços no avanço da pesquisa da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). Cada jovem pesquisador receberá uma bolsa no valor de 100 mil dólares.

O programa Entelligence, promovido pela Actelion, busca fomentar o desenvolvimento de carreiras na medicina acadêmica focada na melhoria do diagnóstico e tratamento da HAP. Os universitários premiados são da Universidade de Toronto, no Canadá, de Harvard Medical School e da Case Western Reserve University, ambas nos Estados Unidos.

HAP – Doença grave e sem cura, a Hipertensão Arterial Pulmonar é caracterizada pela elevação anormal da pressão sanguínea nas artérias pulmonares. É desconhecida no meio médico e pode ser facilmente confundida com outras doenças, porque seus principais sintomas – falta de ar, cansaço, dor no peito, tonturas e palpitações frequentes, pele azulada e inchaço nos pés e tornozelos – estão também relacionados a doenças como a cardiopatia isquêmica coronariana, miocardiopatias, asma brônquica e até estados depressivos. Em média, a sobrevida dos portadores da HAP sem tratamento é apenas dois anos. A HAP também pode ser desenvolvida em consequência de outras doenças, como câncer, aids, esquistossomoses, entre outras. A Bosentana, medicamento produzido pela Actelion, é um dos principais tratamentos disponíveis para a doença.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira