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22/09/2011 - 09:39

A indústria da beleza é também milionária em contatos nas redes: L’Oréal reúne um milhão de fãs no Facebook

A MITI Inteligência produz panorama com os números de perfis que constroem a indústria da beleza nas redes sociais do Brasil.

A MITI Inteligência produziu um infográfico para apresentar a atuação nas redes sociais de nove das principais empresas de produtos de higiene e beleza atuantes no Brasil – L’Oréal Paris, Natura, Avon, O Boticário, Mary Kay, Embelezze, Racco e Contém 1g. Os dados foram coletados no Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube e outras plataformas online, no dia 15 de setembro.

A empresa que mais se destacou foi a L’Oréal Paris. Mesmo atuando apenas no Facebook e no Twitter, a marca é a que reúne o maior número de contatos. Na data do estudo, ela somava mais de 952 mil fãs e seguidores – três dias depois, atingiu um milhão de fãs apenas no Facebook. Esse ranking considerou todas as redes, somando fãs na rede social, seguidores no Twitter, inscrições no Youtube, amigos no Orkut e contatos do LinkedIn. A segunda colocada nesse ranking, a Natura, atingiu menos de um quarto do número da L’Oréal: 222 mil, sendo que atua em todas as redes, exceto Orkut. Em terceiro lugar, ficou a Avon, com mais de 200 mil contatos, também somando os cinco canais.

“E não são apenas números. O panorama permitiu verificar que a L’Oréal é também a marca mais influente no Twitter, com 72 pontos, mesmo sendo apenas a quarta colocada dentre as avaliadas no número de seguidores da rede, com pouco mais de 18 mil. Esse poder de influência representa muito nas redes, atributo que pode e deve sempre ser explorado pelas marcas”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência. Entre as marcas com maior influência, Avon e Natura ficaram na segunda e a terceira posição, respectivamente.

No Facebook, temos a Natura na segunda posição e, em seguida, a marca Nívea. “A força da rede social mais ascendente no Brasil e no mundo representa um novo universo de possibilidades para as empresas e, quem souber aproveitá-las, terá êxito neste relacionamento entre marcas e consumidores. Um exemplo é a quantidade de ‘curtir’ da L’Oréal Paris que, se observarmos, é mais que o dobro de todas as outras oito marcas somadas. Isso está diretamente ligado a campanha O Maior Movimento de Beleza do Brasil, desenvolvida pela empresa, comprovando que uma oportunidade aproveitada gera um crescimento exponencial na rede”, aponta Elizangela.

O Boticário mantém a liderança no Youtube e Orkut. Reúne 4.510 inscritos no canal de vídeos e mais de 25 mil amigos na rede que abriu alas para o sucesso das redes sociais no país. Ainda no Orkut, a marca é seguida pela Avon – 16.800 amigos –, Embelleze – 3.181 – e Racco, com 991 contatos. Apenas essas quatro marcas têm presença oficial nesse canal.

Em uma análise dos últimos 50 tweets de cada marca, a Embelleze contou ainda com o maior alcance e impressão, apesar de ser a oitava no número de seguidores nesta rede e, também, obter nota 43 no cálculo de influência dos perfis através de diversas variáveis. “Essa condição afirma a importância não somente do número de contatos que cada rede possibilita, mas também qual o grau de influência que cada contato pode possuir, pois afinal, relevância é o que todas as marcas buscam ao adentrarem neste universo social”.

MITI Inteligência- Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais - postX e mídias on-line, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express. Agora, oferece também a ferramenta Clipping Retrô, que permite a pesquisa em mais de 120 milhões de notícias, armazenadas desde 2002.

Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.

A empresa também mantém o portal Fonte MITI (fonte.miti.com.br), em que publica estudos e monitoramentos desenvolvidos a partir de assuntos de grande relevância na imprensa. É possível acessar às pesquisas, análises, vídeos e infográficos produzidos pela equipe de inteligência da MITI.

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