Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2007 - 09:41

Lafarge apresenta soluções para reaproveitamento de resíduos de gesso

A Lafarge participará dia 23 de agosto do 1º Encontro Nacional de Gestão de Resíduos da Construção, uma iniciativa da Comissão de meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon – MG), em Belo Horizonte. O evento acontece durante o Congresso Minas Con, que reunirá toda a cadeia produtiva da construção para discussões sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos da construção civil e as alternativas para a sua reciclagem.

O engenheiro químico da Lafarge Brasil, Ricardo Pereira Patto, será um dos palestrantes. Ele apresentará o tema: “A gestão de resíduos de gesso da construção economicamente viável”, um case do Grupo Lafarge no Brasil sobre o aproveitamento de resíduos de gesso na fabricação de cimento.

A Lafarge é pioneira na reciclagem de resíduos de gesso provenientes da construção civil na fabricação do cimento. Esta prática, ao mesmo tempo em que possibilita a preservação de recursos naturais, também evita que os resíduos sejam depositados em aterros sanitários.

“A indústria cimenteira já reaproveita em larga escala as sobras de gesso usado para fazer moldes de louças e vasos sanitários, que é um gesso completamente limpo. Mas há um grande esforço hoje para que se reutilize também os resíduos de gesso provenientes da construção civil”, diz Ricardo Patto.

De fato, por falta de informação, na maioria das vezes, as sobras de gesso da construção civil ficam misturadas com outros produtos utilizados nos canteiros de obras, tornando o produto impuro. Para tornar estes resíduos economicamente viáveis para o uso nas indústrias cimenteiras, é imprescindível despertar nos trabalhadores da construção a conscientização para separar o gesso de outros tipos de resíduos.

O gesso é um componente fundamental na produção de cimento. Ele é adicionado ao clínquer com o objetivo de controlar o tempo de pega do produto em contato com a água. Preocupada com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, a Lafarge procura utilizar resíduos de gesso em sua cadeia produtiva.

Perfil da Lafarge - A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto, Agregados e Drywall. Com 71.000 empregados em mais de 70 países, a Lafarge alcançou o faturamento de 17 bilhões de Euros em 2006.

Há três anos consecutivos, a Lafarge é a única empresa de materiais de construção a integrar a lista Global 100 que relaciona as 100 empresas mais sustentáveis do mundo.

No Brasil, está presente em 11 estados, possui aproximadamente 1,5 mil funcionários e unidades industriais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Na área de cimento, a Lafarge conta com fábricas em Minas Gerais (Arcos, Matozinhos, Montes Claros e Santa Luzia), no Rio de Janeiro (Cantagalo) e em São Paulo (Itapeva) e comercializa cinco marcas: Mauá, Campeão, Montes Claros, Ponte Alta e Davi. Na área de gesso, são duas fábricas em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Araripina. A Lafarge Gypsum é referência de tecnologia e qualidade em sistemas drywall. Possui no país uma ampla rede autorizada de empresas de montagem e distribuidores que oferecem uma gama completa de chapas, perfilados metálicos, materiais para acabamento, fixações e acessórios.

1º Encontro Nacional de Gestão de Resíduos da Construção, dias 23 e 24 de agosto de 2007, Expominas - Avenida Amazonas, 6030 Gameleira Belo Horizonte (MG).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira