Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2011 - 10:18

O papel da arquitetura no processo de educação

Curso sobre Arquitetura Escolar Curso sobre Arquitetura Escolar: (http://aeacursos.com.br/?conteudo=1&ci_menu=2&ci_curso=574&ci_curso_agenda=840 ) visa especializar profissionais que pretendem projetar ambientes escolares que proporcionem espaços que consigam disseminar melhor o conhecimento e promovam a integração interpessoal e física de alunos e professores.

Em contraponto aos avanços tecnológicos a arquitetura escolar evoluiu muito pouco no Brasil. As construções ainda são muito formais, duras, muitas vezes com excesso de concreto, com poucos espaços de socialização e que atendem às tendências pedagógicas e suas exigências ambientais. No setor público o atendimento aos grandes números de vagas para alunos ainda é um dos fatores principais que influencia o projeto escolar, muitas vezes em terrenos com pouca área e com topografia nem sempre adequada para uma implantação ideal do projeto.

Não é simples imaginar como o ambiente escolar deve se adaptar para aproximar professores e alunos e dar suporte ao aprendizado desejado. “A relação entre pessoas e o espaço escolar forma, cada vez mais, uma rede de informação e formação essencial que não devem ser deixados de lado pelo profissional que pensa um projeto com esta finalidade”, afirma a pesquisadora em projetos de habitação e arquitetura escolar, Doris Kowaltowski.

A combinação de todos os elementos – iluminação, sensação térmica, acústica, funcionalidade e estética daquele espaço é essencial para construir a percepção que o aluno terá do ambiente escolar e o impacto que a escola terá na sua comunidade. O profissional que desenvolve este tipo de projeto precisa ter conceitos e parâmetros baseados neste tipo de conhecimento, a na compreensão da real necessidade do usuário.

A AEA Educação Continuada promove nos dias 18 e 19 de novembro o curso Arquitetura Escolar: (http://aeacursos.com.br/?conteudo=1&ci_menu=2&ci_curso=574&ci_curso_agenda=840 ), ministrado pela Profa. Titular na UNICAMP, Msc. e PhD. em Arquitetura pela Universidade da Califórnia, em Berkeley/EUA e arquiteta (com honours) pela Universidade de Melbourne/AUS, pesquisadora em projetos de habitação e arquitetura escolar, Doris Kowaltowski, que discutirá a importância deste tipo de arquitetura como terceiro professor, analisará o contexto histórico no Brasil e no mundo, apresentará os principais parâmetros de um projeto escolar e as determinantes de um alto desempenho, além de dar uma introdução sobre métodos de projeto, APO – Avaliação Pós-Ocupação e DQI – Design Quality Indicator, bem como o sistema de certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), atualmente sendo exigido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo) para a avaliação do conceito de sustentabilidade. [www.aeacursos.com.br ou pelo telefone: 55 (11) 2626-0101].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira