Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2011 - 10:45

Servidores com arquitetura x86 ganham tempero

Poder dessa tecnologia pode ser potencializado após integração com software. Oracle segue essa trajetória.

A Oracle, após o término da incorporação da Sun, se posiciona para conquistar clientes, aproveitando o momento positivo da economia brasileira e do aquecimento do mercado de servidores, que segundo a consultoria IDC registrou crescimento de 26,8% em 2010 em comparação com o ano anterior. Colaborou para formar esse desenho a comercialização de equipamentos baseados na arquitetura x86, responsáveis por grande parte da expansão.

O resultado tem motivo. A arquitetura x86, desenvolvida pela Intel e disponibilizada ao mercado em 1978, é antiga conhecida das corporações que passaram a apostar no modelo para conquistar desempenho no processamento. Com o passar dos anos, para ampliar os benefícios que a tecnologia possibilita, a Oracle acrescentou diferenciais importantes a ele.

Procurou-se levar à arquitetura otimização da memória flash (capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo, mesmo sem a presença de energia elétrica), seja em placas de barramento Peripheral Component Interconnect (PCI). Com isso, reduziu-se o consumo de energia, o que gerou eficiência na entrada e na saída de dados.

Outro diferencial está na integração do hardware com o software, nesse caso entre o x86 e o Oracle VM. Como o software de virtualização não apresenta taxa de licenciamento para servidores Oracle Sun, o usuário pode construir ambiente virtuais com menor custo de propriedade, tendo a Oracle como único ponto de contato e de suporte.

Essas otimizações já foram colocadas em prática e materializadas em tecnologias como o Oracle Exadata Database Machine e o Oracle Exalogic Elastic Cloud. Esse último permite ainda a criação de nuvens, considerada por especialistas uma onda que veio para ficar.

A integração permite aos clientes rápida implementação de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS), minimizando o custo de licenciamento e o tempo para disponibilizar os serviços. Como as soluções já são prontas e otimizadas pela Oracle, o usuário não precisa direcionar tempo para integrar várias soluções. Como resultado, redução de investimento em licenciamento e otimização do ambiente são conquistados.

Essas movimentações são prova de que a Oracle pode potencializar o poder da tecnologia e disponibilizar benefícios vitais para apoiar o crescimento dos negócios.

. Por: Jonathan Miranda, consultor sênior de Vendas de Sistemas da Oracle do Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira