Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2011 - 10:50

Para uma empresa se manter no mercado ela precisa ser lucrativa


Programa da Fundação Fritz Müller auxilia empresários a encontrarem formas de tornar o empreendimento competitivo e viável.

Todas as empresas, independente do tamanho, têm um único objetivo e dele depende a sua sobrevivência: o lucro. O produto pode ter excelente qualidade, o atendimento ser nota 10, a entrega antes do prometido, mas se não der lucro, esta empresa está fadada a fechar as portas sem aviso-prévio. Por isso, é importante um bom planejamento e um plano de negócios detalhado. Essas e outras ações que ajudam a perpetuar um empreendimento podem ser aprendidas de forma bastante didática no Programa de Estruturação Empresarial (PROEEM) da Fundação Fritz Müller. Na noite da última quinta-feira, dia 22, cerca de 60 pessoas participaram do painel Direcionando Sua Empresa para o Lucro: Oportunidades e Ameaças no Mercado. O assunto foi amplamente debatido pelo coordenador do programa, Marcelo Deschamps, e pelos participantes do curso, empresários Jaime Gustavo Grossenbacher, da JGG Pneus, e Fernando Neves, da Gráfica Inove, de Gaspar.

A Gráfica Inove é um “case” bastante interessante de empresa que mudou o seu nicho de mercado depois que começou a fazer um planejamento que respondesse as seguintes questões: onde estou, como estou e onde quero chegar? De acordo com Deschamps, se o empresário não consegue responder essas questões, está aceso o sinal de alerta.

Neves conta que no início aceitava todo tipo de trabalho, convites de formatura, casamento, tags para setor têxtil e qualquer outra coisa que pudesse fazer, com medo de perder o cliente. No entanto, com o tempo e organização, percebeu que é importante se especializar em um nicho de mercado e ser bom nisso. Hoje, a gráfica trabalha principalmente com tags para indústria têxtil, rótulos, catálogos, folhetos periódicos, promocionais diversos e timbrados. A empresa já conta com 10 anos de experiência. “No plano de negócios conseguimos identificar 90% dos nossos problemas. Com foco conseguimos resolvê-los”, declara Neves.

Já o empresário Grossenbacher atua em diversas empresas e conta que, por um período tinha se afastado da JGG Pneus, negócio familiar, para se dedicar as outras atividades. Voltou há cinco anos e percebeu que deveria fazer alguma coisa para tornar a JGG uma empresa conhecida e mais interessante. Para isso foi atrás de ideias, fez promoções, incluiu os filhos na administração e hoje participam do Proeem. “Desde que comecei a fazer o Proeem, estou entendendo mais do meu negócio”, admite.

Uma das promoções de sucesso da empresa é o serviço de SOS, através do qual eles atendem quem tem um pneu furado ou fica sem bateria na estrada, sem cobrar nada por isso. “Eu vendo pneu e bateria, se a pessoa quiser comprar na JGG ótimo, mas ela não é obrigada a comprar conosco só porque ajudamos”, salienta. Esta foi uma forma que o empresário encontrou de tornar a empresa mais conhecida no mercado e conquistar uma imagem positiva.

Proeem-De acordo com os preceitos do Proeem, programa muito elogiado pelos empresários que participam, não há organização sem processo, assim como não há organização sem clientes. Isto, porque os clientes são a razão de existir da organização e os processos são os que permitem à empresa realizar e entregar ao cliente os produtos e os serviços os quais ele precisa e está disposta a remunerar. O gerenciamento de processos é o que permite entregar produtos e serviços ao mercado da forma como são pedidos, dentro do prazo e com preços competitivos. Somente as empresas, independente de tamanho, com um bom gerenciamento de processos conseguem atender todas as necessidades do cliente. Muitas empresas oferecem um produto bom, mas possuem falhas nas etapas do processo.

O Proeem tem por objetivo oferecer uma solução de estruturação empresarial que permite a organização e flexibilidade para mudar as regras de negócios de maneira ágil e segura, alinhada a estratégia organizacional. Faz parte desta solução a identificação da motivação para mudança, o levantamento da situação atual dos processos e a identificação dos seus problemas. Após esse diagnóstico, é feita a estruturação empresarial de modo a definir aonde a empresa quer chegar. O treinamento está dividido em quatro módulos: plano de negócio, reestruturação da organização, gestão financeira e gestão de processos. São 316 horas de treinamento com um grupo máximo de 10 empresas de setores diversos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira