Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2011 - 11:13

10º Simbidor: Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor

Evento será realizado entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

A Dor e a Economia- A Dor é responsável por cerca de 80% das consultas médicas. Os custos estimados que ela gera nos Estados Unidos estão em torno de US$ 150 bilhões por ano. O dado norte-americano é utilizado como referência no Brasil, já que o País não possui estudos econômicos a respeito do tema. Considerando a nossa economia e sistema de saúde, estima-se que a gravidade do problema seja maior.

Dentre os fatores para estes cálculos econômicos estão áreas e funções diretamente afetadas pela Dor, como as relacionadas ao sistema de trabalho, como afastamento de colaborares por doenças incapacitantes. Ou mesmo danos gerados a rotinas e equipamentos de trabalho em função da debilidade de indivíduos acometidos por problemas crônicos. Somado a esses fatores está a grande utilização do sistema de saúde, muitas vezes de forma ineficiente para o atendimento dos problemas apresentados.

As principais dores ligadas diretamente a funções laborativas são as musculoesqueléticas (lombalgias) e lesões por esforço repetitivo (LER). Todas as demais dores crônicas – não necessariamente provocadas pelo trabalho - interferem no desempenho do individuo como um todo.

A dor nas costas é a terceira razão mais frequente para intervenções cirúrgicas. É a principal causa de absenteísmo entre os trabalhadores e é líder nas causas de aposentadoria por invalidez. A principal causa de dor nas costas é por problemas ergonômicos.

Estima-se que no Brasil cerca de 30% dos pacientes portadores de dores crônicas não realizam o seu tratamento de forma completa e eficaz, especialmente no que tange a ingestão de medicamentos.

No final do primeiro trimestre deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou um estudo que revelou que a dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Com um destaque: o tratamento tem sido negligenciado em diversos países e poucos casos são diagnosticados por um profissional. Os dados foram coletados em 101 países, que respondem por 86% da população mundial.

Os especialistas estimam que até 75% dos adultos de 18 a 65 anos sofreram com dores de cabeça no ano passado. Desses, cerca de 40% estão associados à enxaqueca e tensões e 10% ocorrem por uso excessivo de remédios. O estudo mostra que metade das pessoas com dor de cabeça buscou a automedicação e apenas 10% procuraram um neurologista, percentual ainda menor na África e no Sudeste Asiático.

Conforme o estudo apresentado pela OMS, a dor de cabeça impõe alto custo financeiro à sociedade, como a perda de produtividade dos trabalhadores, que custa mais que as medidas preventivas de saúde. Por isto, a OMS recomenda o aumento dos investimentos no tratamento e na prevenção das dores.

“O objetivo deste evento é dar aos participantes uma visão ampla da dor e as consequências para seus portadores, cuidadores e a sociedade que os cerca, assim como apresentar a estes os recursos mais avançados da medicina, no Brasil e no Mundo, para seu tratamento. O conceito do SIMBIDOR não muda, mas as propostas de terapias diagnósticas e de cuidados se ampliam e se aperfeiçoam, possibilitando levar conhecimento a um maior número de profissionais, que certamente ampliarão seus cuidados e poderão proporcionar mais qualidade de vida a todos os envolvidos com a Dor, seja direta ou indiretamente”, explica o neurocirurgião e especialista em dor Cláudio Fernandes Corrêa, também Presidente do Instituto SIMBIDOR.

Dados Gerais sobre o 10º Simbidor- De 28 de setembro a 1º de outubro, São Paulo abriga a 10ª edição do SIMBIDOR, Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor, que será realizado no Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 – São Paulo. Serão quatro dias de intensas atividades apresentadas por 170 renomados especialistas brasileiros e internacionais em torno da atualização dos recursos diagnósticos e os mais recentes avanços nas terapias medicamentosa e cirúrgica para o tratamento da Dor.

O Simbidor foi criado em 1994, sendo premiado naquele mesmo ano como um dos três melhores eventos em medicina pela Associação Paulista de Medicina (APM), dentre mais de 250 eventos realizados pelos diferentes Departamentos da AMP. É reconhecido como pioneiro na promoção e atualização das especialidades envolvidas com a DOR. E, hoje, o evento ainda é a principal referência do segmento na América Latina.

Em 2011, 170 palestrantes, especialistas nacionais e internacionais, farão apresentações de estudos e debates sobre as mais variadas técnicas para o tratamento da dor. Do exterior, serão 17 convidados, vindos da Argentina (2), Bélgica (1), Canadá (2), Dinamarca (1), Estados Unidos (5), França (2) e Portugal (4).

[ Simbidor 2011:10º Simbidor (Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional Sobre Dor), de 28 de setembro a 01 outubro de 2011,das 8 às 18h, noHotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 – Cerqueira César – São Paulo/SP.Realização: Instituto Simbidor .Informações: www.simbidor.com.br. Programação completa: http://www.simbidor.com.br/s10/index.php?pg=s10_programa].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira