Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2011 - 11:32

ERB fecha parceria agrícola inovadora para plantação de eucalipto sustentável

Acordo entre empresa e produtores locais é o primeiro no município de Pedrão, localizado no nordeste baiano. Estimativa é chegar ao final do ano com mais dez parceiros

Estímulo da atividade rural, incremento de renda ao produtor agrícola e recuperação de pastagens degradadas. Esses são alguns dos benefícios do programa Produtor Parceiro ERB, criado pela ERB – Energias Renováveis do Brasil, referência na geração de energia a partir de biomassa. A empresa acaba de firmar sua primeira parceria para plantação de eucalipto, no município de Pedrão, que fica a 131 quilômetros de Salvador (BA).

Os produtores da cidade – conhecida pela pecuária de leite – têm acesso limitado à capital e sofrem pela falta de recursos para investir nos animais e na pastagem, além de enfrentar a crise no setor lácteo que afeta a região. Essa era a situação dos produtores de leite local, Isabel de Araújo Silva e Márcio Antônio de Araújo Silva, que serão os primeiros do município a se tornarem parceiros da ERB na produção de eucalipto. Em vez de vender parte de suas terras para minimizar os efeitos da má fase do mercado, eles decidiram aderir ao programa da companhia e destinar 80 dos 147 hectares das suas terras para a plantação de eucalipto. “Continuaremos a criar gado e ainda garantir renda extra a família, já que a produção será vendida para a empresa”, comemora Márcio.

Na prática, a ERB assume a execução de todo o processo, desde a avaliação da área, passando pelo preparo da terra, plantio e manutenção da cultura, assim como o corte da madeira. A estimativa do volume de biomassa é calculada no início do contrato e o pagamento dividido em parcelas anuais. “O produtor rural sabe exatamente quanto e quando irá ganhar, sem a necessidade de aguardar o primeiro corte do eucalipto. Quitamos o saldo ao final de cada ciclo, com correção calculada de acordo com a estimativa”, explica Paulo Vasconcellos, diretor executivo da ERB.

Para os produtores, além da renda extra e de não precisarem vender suas terras, a vantagem é a possibilidade de investir em melhorias na pastagem e manter a qualidade das cabeças de gado. Já para a ERB, o grande atrativo é contar com mais disponibilidade de eucalipto na região, o que contribui para manter o homem no campo e gerar renda para a comunidade. ”Além disso, trabalhamos em prol do meio ambiente, com preservação das matas nativas, benefício que atinge todos de maneira geral. É pré-requisito para ser nosso parceiro a averbação e manutenção de reserva legal”, explica Vasconcellos.

Além do município de Pedrão, a ERB pretende firmar novas parcerias na região, usando o modelo bem sucedido com Isabel. A estimativa é chegar até o final de 2012 com mais dez acordos estabelecidos. O estado da Bahia é considerado estratégico para a empresa, responsável pelo investimento, instalação e operação de uma unidade de cogeração que utilizará eucalipto como matéria-prima no fornecimento de energia ao parque industrial da Dow Brasil, em Candeias, região metropolitana de Salvador.

ERB – Energias Renováveis do Brasil: fundada em 2008, a ERB – Energias Renováveis do Brasil – é uma empresa referência na geração de energia de biomassa, oferecendo a seus clientes - consumidores industriais - soluções exclusivas, utilizando tecnologias sustentáveis e inovadoras. A partir de uma análise criteriosa das necessidades energéticas de seus clientes, a companhia projeta, investe, constrói e opera plantas de cogeração de energia (vapor e eletricidade) integradas à produção dedicada de biomassa, garantindo reduções nos custos de energia e nas emissões de carbono. A ERB prima pela excelência agroflorestal, industrial e tecnológica, contado com uma equipe formada por profissionais multidisciplinares. [http://www.erbrasil.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira