Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2011 - 11:56

Doença Pulmonar impacta na vida social dos pacientes

Novo medicamento permite que o portador de DPOC recupere sua rotina profissional, sexual e familiar.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é considerada atualmente a 6ª causa de mortalidade no mundo e a 5ª no Brasil, sendo a principal responsável pelos altos índices de hospitalização, internações e morte prematura. Atualmente, estima-se que de 5 a 7 milhões de brasileiros sejam portadores da doença. Porém, além das limitações físicas provocadas pela doença, o paciente sofre consequências que envolvem aspectos profissionais, sexuais e familiares.

Segundo o pneumologista e médico assistente da Disciplina de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Oliver Augusto Nascimento, o paciente perde a capacidade pulmonar de acordo com a progressão da doença e, desta forma, possui uma maior dificuldade em praticar atividades normais. “Quando o paciente começa a apresentar os sintomas da DPOC, ele deixa de realizar atividades simples do dia a dia, como tomar banho, subir escadas, se vestir, entre outras. Porém, uma das consequências que mais afeta os pacientes, tanto por questões físicas, como emocionais, é a incapacidade de manter atividades sexuais”, afirma o especialista.

Outro problema comum que atinge os portadores de DPOC é a paralisação da carreira profissional, uma vez que a doença limita o tipo ou volume de trabalho. “Com a doença, a pessoa perde parte da capacidade pulmonar e não consegue respirar normalmente. Consequentemente, apresenta muita dificuldade para se locomover até o local de trabalho e, no caso de profissões que exijam esforço físico, o paciente simplesmente não consegue realizá-las. Além disso, a frequência de internações hospitalares nesses pacientes é muito comum e resulta em inúmeras faltas ao trabalho”, explica Dr. Nascimento.

O pneumologista reforça ainda que a doença interfere na qualidade de vida do paciente, provocando sérias alterações emocionais. Cerca de 50% dos pacientes apresentam algum grau de depressão ou ansiedade, em decorrência da paralisação de sua vida social. “Essas doenças psicológicas relacionadas são comuns no portador de DPOC porque, além de se tornar uma pessoa fisicamente debilitada, ele perde toda a qualidade de vida que tinha até então, o que dificulta a motivação para lutar pela vida”, reforça.

Entretanto, tratamentos que levam à redução da frequência de exacerbações, também conhecidas como crises, permitem que os pacientes tenham mais disposição e retomem suas rotinas. Pensando nisso, a Nycomed acaba de lançar no mercado brasileiro o Daxas®, medicamento exclusivo para o tratamento da DPOC. Trata-se de uma nova classe terapêutica que possui ação específica e efetiva no combate à inflamação latente da doença, atuando como terapia associada aos medicamentos sintomáticos. Sua ação ajuda a diminuir as exacerbações, também chamadas de crises, retardando a progressão da doença, com qualidade de vida e aumento do tempo de sobrevida dos pacientes.

Além do tratamento medicamentoso, é importante que o paciente participe de um programa de reabilitação pulmonar, que, por meio de exercícios monitorados, incentiva a melhora da capacidade respiratória. “O controle da doença é resultado de um tratamento adequado, que conta com broncodilatadores inalatórios e o uso de um antiinflamatório oral que minimiza a ocorrência de exacerbações, conhecido como Daxas® e recém-lançado no Brasil, atrelado ao acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos”, afirma Dr. Nascimento.

Perfil-Daxas® tem como principio ativo o roflumilaste, sintetizado pela primeira vez no ano de 1993, pelo falecido Dr. Hermann Amschler, pesquisador do laboratório Byk Gulden, em Konstanz, Alemanha. É o primeiro fármaco de uma nova classe, os inibidores da fosfodiesterase 4. Daxas® atua com foco na inflamação específica da DPOC e já faz parte das Diretrizes Globais para Manejo da DPOC (GOLD – Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease).

Perfil-A Nycomed é uma empresa farmacêutica global de capital privado e portfólio diferenciado, com foco em medicamentos OTC (medicamentos isentos de prescrição) e medicamentos de referência para as áreas de gastroenterologia, doenças respiratórias e inflamatórias, tratamento da dor, osteoporose e adesivos cirúrgicos.

Presente no Brasil desde 1954, a Nycomed está entre os maiores laboratórios farmacêuticos do país. A subsidiária brasileira conta com cerca de 1.000 colaboradores, distribuídos em sua sede administrativa em São Paulo, fábrica em Jaguariúna e representantes em todo o país.

No mundo, a Nycomed conta com 12.500 colaboradores e seus produtos são comercializados em mais de 100 países.

Com sede em Zurique, na Suíça, a empresa registrou um faturamento total de €3.2 bilhões em 2010 e o EBITDA ajustado de €851 milhões. [www.nycomed.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira