Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2007 - 10:06

POLI/USP contribui com o atual momento do setor automotivo formando mais meia centena de novos mestres

É aniversário da Escola Politécnica da USP, no dia 24 de agosto, mais de 50 engenheiros que já atuam nas fábricas de automóveis e indústrias de auto-peças receberão o grau de Mestre em Engenharia Automotiva.

Um "batalhão de elite" de mais de cinqüenta engenheiros está pronto para colaborar na transformação e na evolução tecnológica das empresas do setor automotivo brasileiro. São profissionais que passaram os últimos dois anos na academia – sem se afastar das empresas – aprofundando seus conhecimentos técnicos e buscando, junto ao corpo de doutores da POLI/USP, soluções para problemas reais da indústria brasileira.

Criado em 2000, o curso de Mestrado Profissional da Escola Politécnica da USP, único curso de pós-graduação profissional stricto sensu dessa área no Brasil recomendado pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura), já formou mais de 230 Mestres em Engenharia Automotiva.

"Esses engenheiros saem capacitados a liderar mudanças, pois adquirem uma visão ampla e profunda da cadeia produtiva, dos processos tecnológicos, e passam a compreender o desenvolvimento como um sistema integrado", comenta o prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP.

Mestre em prêmios - O mestre em Engenharia Automotiva pela Poli/USP e executivo da General Motors, Leonardo Macarrão Junior, tem cadeira cativa nos congressos da mobilidade. Além de apresentar novas idéias para o setor, também desenvolve literaturas sobre processos já existentes, mas que ainda não foram publicadas. Nos últimos dois anos Leonardo reuniu três relevantes prêmios. Já a engª Juliana Queiroz, atualmente na Alstom, direcionou seu projeto de mestrado para o contexto do veículo híbrido no Brasil. Resultado: uma ampla divulgação nacional e internacional com direito a convite para trabalhar na França, onde está agora. O eng. Jairo de Lima Souza, por sua vez, que trabalha na Scania desde 1990, logo compreendeu a importância em investir na formação técnica. Após concluir o Mestrado Profissional o engenheiro recebeu o convite para chefiar uma equipe da companhia na Suécia, formada por 13 engenheiros, de diferentes nacionalidades, posição que põe à prova a flexibilidade dos profissionais brasileiros.

"Percebemos que o curso organizado pela POLI/USP gera um forte impacto na carreira do engenheiro. Seja pelo esforço do aluno, pela diversidade de conhecimento, pelo networking, ao concluir o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva um leque de oportunidades se abre na forma de promoção, convites, novos desafios", complementa o coordenador.

Cerimônia de formatura do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da POLI/USP, dia 24 de agosto de 2007, às 19h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, no Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior, na POLI/USP, Cidade Universitária.

Perfil da Escola Politécnica - Criada há 114 anos, a POLI é reconhecida como um dos centros mais importantes de engenharia e tecnologia da América Latina. Possui 15 departamentos de Ensino e Pesquisa; 473 docentes, 4.524 alunos de graduação, 4.054 de pós-graduação (mestrado e dourado stricto sensu), 7.777 alunos distribuidos em 222 cursos de Educação Continuada; 323 parcerias com empresas e 31 Convênios Internacionais com 27 diferentes países. Em 2004 , a POLI foi a primeira instituição estrangeira a participar da associação Top Industrial Managers Europe (Time), que congrega as melhores escolas de engenharia européias. Também é a única escola da América do Sul a integrar o programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), mantido pela GM, entre outras empresas, cujo objetivo é aprimorar o ensino de CAD, CAM e CAE, sistemas digitais para conceber, projetar e manufaturar novos veículos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira