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23/08/2007 - 10:10

Tropa de Elite


Equipes de alta performance!

Outrora os maiores bens de uma organização eram seu patrimônio imobilizado, seus equipamentos, máquinas e ainda a quantidade de metragem de sua área industrial. Até hoje boas instalações são fundamentais, porém, o controle, o crescimento, a saúde financeira e o desenvolvimento de uma empresa, também se devem ao capital humano que detém. Equipes de alta performance!

No cenário atual movido pelo capital intelectual, empresas são consideradas excelentes, não apenas por seu patrimônio físico, mas principalmente, pelo corpo de colaboradores que as constitui, considerado inclusive, como o bem maior que elas possuem.

Em meio a esses colaboradores, destaca-se a equipe comercial e devemos considerá-la realmente como a “frente de batalha” de uma empresa, pois é ela a responsável pelo êxito na guerra do mercado pelo alcance e manutenção de clientes ou consumidores.

Quem não se lembra do SAS - Special Air Services ou Primeiro Regimento dos Serviços Aéreos Especiais? Um grupo especial criado no período da II Guerra Mundial na Grã-Bretanha, formado por cerca de 390 soldados, treinado em alta performance com preceitos militares e se tornou imbatível em ações antiguerrilha e antiterroristas.

O SAS foi o responsável pelo desenvolvimento de técnicas de combate, que posteriormente seriam reproduzidas em forças especiais de batalha em todo o mundo. Mas para alcançar tal posto, o grupo recebeu diversos treinamentos para atingir alto desempenho, como idiomas, técnicas de demolição, precisão de disparos, artes marciais, intensivo em geografia e história, medicina emergencial, entre outros.

Para as empresas que desejam a precisão e sucesso comercial, as equipes que estão na “frente da batalha”, dos negócios, lutando pelo posicionamento de mercado, merecem esse mesmo tipo de capacitação. Desde a recepcionista até o diretor da empresa, todos devem estar preparados para receber e atuar muito bem com os clientes, resolver seus problemas com clareza, velocidade, precisão e eficácia.

Dentro de uma organização existem várias equipes importantes, tanto na linha de frente como na retaguarda, elas devem ser supridas de proventos e informações necessárias para missões precisas e previsíveis, porém, a equipe comercial é a “tropa de elite” de uma organização e, sendo assim, cabe aos seus comandantes ou gerentes estabelecer um planejamento, claro, possível, objetivo e viável, para que se possa atingir o alto desempenho que lhe será imposto.

No Brasil, o treinamento de uma “tropa de elite”, por mais experiente que ela seja, pode ser realizado por meio de palestras psicossociais e comportamentais, pela promoção e a reciclagem profissional, pelo entrosamento do grupo, mantendo-a bem informada sobre a concorrência, os clientes, a empresa e sobre os produtos que congrega, regras claras quanto ao jogo ou missão que irá desempenhar. Ah sim, a motivação, sempre, sempre!

É preciso treiná-la e fazer com que se torne tomadora de decisões, sem intermediários e sem burocracia, pois a velocidade em escolhas positivas se reflete no ganho dos recursos financeiros para todo o conjunto da empresa.

Quando uma equipe de elite vai para uma missão, quase sempre, ela recebe diretrizes exatas para que uma ação se torne uma atitude correta, e é assim que deve ser com a equipe de vendas: todas as ações devem ser éticas e meticulosamente estudadas para que a equipe não dê ou leve um tiro no próprio pé.

Consideremos as boas estruturas de uma empresa, o seu material bélico, o pessoal da área de vendas como os soldados de elite. Se uma empresa não estiver com uma equipe bem estruturada e alicerçada também na excelência do tratamento ao cliente, a batalha poderá ser perdida! A equipe deve ser vista como parte de um todo, peça importante, geradora de sucesso e, para tanto, deve ser valorizada, premiada e estimulada por seus comandantes e demais membros da organização. Objetivo: ser uma equipe de alta performance!

. Por: Ricardo Aun, pós-graduado em Marketing de Gestão Empresarial e formado em Publicidade e Propaganda. Atualmente é diretor Comercial, de Marketing e Canais da NewAge Software (www.newage-software.com.br), software-house que atua na gestão de negócios empresariais em médias e grandes corporações. e-mail: ([email protected]).

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