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27/09/2011 - 10:21

São Paulo lidera vendas em títulos de Capitalização

Estado alcançou o número de R$ 2,4 bilhões no 1º semestre de 2011. Rio de Janeiro– De janeiro a junho de 2011, o setor de capitalização acumulou R$ 6,6 bilhões em receita, representando um aumento de 15,43%, em relação ao mesmo período de 2010. Já a provisão técnica do mês de junho foi de R$ 18,3 bilhões. Somente em 2011 já retornaram à sociedade R$ 325 milhões em sorteios e R$ 4,3 milhões em resgates nesse período.

O resultado foi impulsionado pelas expressivas vendas de títulos de capitalização no estado de São Paulo, que alcançaram a marca de R$ 2,4 bilhões no primeiro semestre de 2011. Os dados foram divulgados esta semana pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e refletem o prognóstico positivo da economia brasileira. O setor tem mais de 40 milhões de clientes, e uma expectativa de crescimento de 15% em 2011.

Para o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres, alia-se a este cenário de crescimento o aumento nas vendas do produto incentivo, vinculado a um evento promocional de vendas ou de fidelização. “Isto estimula novas oportunidades de negócios com o segmento empresarial”, disse Ismar Torres. Ainda segundo Torres, esse crescimento se deve aos mais de 30 milhões de pessoas que ingressaram na classe C. “A capitalização tem propiciado o aprendizado desse tipo de público a lidar com a formação de uma reserva financeira”.

Faturamento - A liderança do estado de São Paulo, responsável por 38% das vendas de títulos de capitalização no país, é seguida pelo Rio Grande do Sul, com faturamento de R$ 753 milhões e fatia de 11,49%. O Rio de Janeiro se mantém na terceira colocação, com R$ 582 milhões e 8,8% de participação. Minas Gerais aparece na quarta posição com R$ 562 milhões e fatia 8,56%.

O que é capitalização? É um produto que une acumulação de recursos e distribuição de prêmios através de sorteios, atingindo demandas distintas do mercado. É uma maneira de guardar dinheiro, de forma programada, não sendo considerada um investimento. Existem quatro tipos de títulos de capitalização:

. Tradicional - é o produto mais vendido. Restitui o valor total dos pagamentos efetuados no fim do contrato. Produto direcionado para as classes B, C e D.

. Incentivo - é um produto vinculado a um evento promocional de incentivo ou de premiação, e o público consumidor é constituído por empresas. Não há devolução integral dos pagamentos.

. Popular - produto voltado especificamente para as classes C e D, não há devolução integral dos valores, mas permite que o consumidor participe de sorteios premiados.

. Compra Programada - possibilita a aquisição de um bem ou serviço, com resgate integral do valor pago. Este segmento está voltado para as classes B e C, que não possuem renda comprovada ou encontram dificuldade para obter crédito.

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