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27/09/2011 - 10:37

A Internet como aliada do cliente

A era do cliente virtual mostra que veio para ficar. Mesmo quem não tem o hábito de usar a internet para concretizar a compra, sempre faz pelo menos uma pesquisa na web antes de sair para o ponto de venda. Não há muito como escapar da influência dos meios digitais de propaganda e marketing, além de clientes de todas as idades e classes sociais que estão lá, nos mais variados ambientes, prontos para comprar. Basta o varejista dedicar atenção mínima e seu negócio pode chegar a mais e mais consumidores. As ferramentas são inúmeras e pegam carona nas redes sociais, uma tendência em ascensão.

Todos os dias lemos nas homes, e nos impressos também, notícias do tipo “fabricação caseira de brigadeiros se tornou grife e virou franquia internacional”. Biquínis, sacolas retornáveis feitas de material reciclável, lingerie, objetos que deixaram de ser úteis em casa, antiguidades, tudo se vende com a ajuda da internet. O que não dizer de um produto que demanda tecnologia de desenvolvimento, profissionais especializados, logística e tudo o mais para a satisfação do consumidor. Parte do fornecedor a valorização do seu produto ou serviço para se destacar e conquistar esse cliente para seu cadastro exclusivo, deixando para trás a concorrência.

Isso tudo sem falar na propaganda que corre wireless. As comunidades virtuais estão disponíveis para levar e trazer os comentários de qualquer internauta, o que exige cuidado ainda maior de quem expõe um produto. Quem vende e apresenta a imagem no mundo digital precisa ter consciência de interagir com esse cliente, ouvir e responder, para não ser surpreendido pela opinião de um deles que não teve uma boa experiência. Uma falha na entrega ou um erro nos dados comerciais pode resultar numa crise exposta no Twitter, por exemplo, bem complicada de administrar.

Portanto, o seu produto, que foi desenvolvido com tanto empenho, deve ser oferecido com toda a atenção para ‘vossa excelência, o consumidor’, virtual ou não. A fidelização do consumidor é algo que se impõe ao varejista que quer ser referência. Competitividade é coisa séria e é preciso acompanhar o ritmo da modernidade. Se o recurso é o anúncio no jornal impresso local ou o aplicativo online, que agiliza e disponibiliza, ao alcance das mãos, as opções de onde encontrar o produto ou serviço, o fato é que não se pode dispensar algum tipo de marketing de exposição. Quanto mais necessário o serviço ou produto, mais importante é usar os recursos modernos e criativos de publicidade.

Lojas de pequeno porte, franquias e grandes corporações, todas compreendem que é preciso crescer para acompanhar o aumento do poder de consumo dos brasileiros e a ascensão da classe média. E os números confirmam esse panorama, quando as vendas de computadores cresceram 23,5% em 2010, em relação a 2009, segundo a empresa de pesquisa de mercado IDC. O destaque foi para o terceiro trimestre, em que foram registradas vendas de 3,6 milhões de equipamentos.

Já as vendas de dispositivos móveis tiveram crescimento ainda mais espantoso. A mesma pesquisa apontou que foram vendidos 17 milhões de tablets no mundo em 2010 e em 2011 já somam 46,6 milhões. A previsão para 2012 é de aumento de 160%. Há que se pensar em integrar esse mundo e, nem que seja no formato de blog caseiro, marcar presença no mundo virtual. É o “meuprodutoémaislegal.com” que vai aparecer no Google e, com um pouco mais de sorte, chegará ao Facebook e Twitter, da forma mais positiva, claro.

.Por: Ricardo Dias, executivo e proprietário da Food Brasil – Exclusivamente Gastronomia -Aplicativo iPhone Food Brasil disponível gratuitamente na Apple Store (freedownload) e também do Blog Food Brasil.

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