Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2011 - 07:23

Dia Mundial do Coração: uma ação de conscientização

Campanha da World Heart Federation apresenta sugestões para as pessoas praticarem um estilo de vida saudável e preservarem o coração.

São Paulo – Em 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do coração. Todos os anos, a World Heart Federation realiza um importante trabalho de conscientização pelo mundo com o objetivo de alertar a população sobre os perigos de doenças cardíacas. Em 2011, o tema escolhido foi "saúde no trabalho". A campanha enfatizará a importância de um ambiente de trabalho que estimula uma dieta saudável, atividade física e um ambiente livre de fumo, fatores primordiais para um coração saudável.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada ano, 17,1 milhões de pessoas morrem no mundo devido a doenças cardiovasculares. Medidas como se alimentar bem, praticar atividade física regular e evitar o tabaco, poderia evitar a maioria dessas mortes.

O sedentarismo é um grande vilão para o coração. Segundo a World Heart Federation, não praticar nenhuma atividade física aumenta em um terço o risco de desenvolver hipertensão e em 50% o de ter diabetes. Apesar disso, de 65% a 85% da população mundial não têm atividade física suficiente para ajudar a manter o coração sadio. O resultado é que o estilo de vida sedentário já está entre as dez principais causas de morte. Segundo a OMS, em São Paulo, por exemplo, 70% da população são sedentários.

Segundo a última medição do Datasus (banco de dados do Ministério da Saúde), as doenças cardiovasculares levaram ao óbito 119.295 mulheres em 2008, o que representa 26,3% das mortes naquele ano. A cada quatro mulheres que morrem por alguma doença no pais, uma delas é vítima de um problema no coração.

Pensando nisso, a Curves, academia só para mulheres, vem ajudando pessoas na prevenção e até mesmo no combate as doenças do coração. Sônia Barbosa, aluna da Curves, que em 2006 teve um inicio de infarto, é um exemplo disso. Sedentária, acima do peso (118 Kg), hipertensa e com níveis altíssimos de triglicérides e colesterol, Sônia quase foi submetida a uma cirurgia para colocar um marca passos.

“Fazia 20 anos que não frequentava uma academia. Era minha única escolha, além do bisturi. Já no segundo mês de malhação, os médicos suspenderam o uso de medicamentos e meu triglicérides e colesterol estavam em perfeitas condições. Os médicos foram claros comigo, enquanto eu estivesse me exercitando e me alimentando bem, não precisaria da cirurgia para o colocar o marca passos”, diz com alegria a mineira.

Os benefícios cardíacos gerados pela atividade física são infinitos. É o que afirma o cardiologista Helio Castello, diretor da Angiocardio, Centro de Diagnóstico Cardiovascular. “Do ponto de vista fisiológico, o coração se torna mais “eficiente” e mais “econômico”. Para a saúde, uma pessoa fisicamente ativa tem menor chance de desenvolver hipertensão arterial, colesterol e menor possibilidade de ter um infarto do miocárdio ou um derrame cerebral. Além disso, mesmo as pessoas que já possuem algum problema cardiovascular podem se exercitar para tratar e controlar a doença. Mas, nesse caso, é importante consultar um médico”, finaliza. [http://www.curves.com.br/v1/index.php].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira