Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2007 - 09:01

Novo produto de refrigeração com o selo Procel

Antes de o verão chegar, o consumidor brasileiro terá mais um produto de refrigeração etiquetado com o selo Procel. O Laboratório de Refrigeração do Cepel vai disponibilizar os resultados dos testes que, a pedido da Eletrobrás, vêm sendo realizados desde 2006 para avaliação da real capacidade de refrigeração dos aparelhos de ar - condicionado do modelo Split Piso-teto, com capacidade para até 80.000 BTU/h. Os aparelhos testados receberão a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro e os apontados como os mais eficientes no uso de energia ganharão o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que já se tornou uma referência para o consumidor brasileiro.

Segundo Paulo Mocarzel, gerente do Laboratório de Refrigeração do Cepel, o objetivo da avaliação foi verificar a real capacidade de refrigeração do condicionador de ar, certificando se o equipamento é adequado ao dimensionamento da instalação para a qual foi projetado. Para isso, os engenheiros e técnicos calculam a carga térmica. "A estimativa é que até o mês de novembro a maior parte dos aparelhos disponíveis no mercado esteja etiquetada. Já a avaliação completa que possibilitará divulgar as vantagens e desvantagens de cada aparelho deverá ser concluída em meados de 2008", estima Mocarzel.

O pesquisador do Cepel acredita que em breve a etiquetagem, ainda voluntária, terá a adesão de 100% dos fabricantes nacionais. Até o momento, o Laboratório de Refrigeração do Cepel é o único no Brasil capacitado para realizar esse tipo de ensaio. "O Centro foi pioneiro no País na realização de ensaios em condicionadores de ar.A etiquetagem, que começou com os aparelhos usados pelo consumidor comum, teve início em 1991. E o resultado está aí para ser avaliado. Hoje, um equipamento de 7000 BTU/h chega a ter em torno de 75% mais eficiência do que os avaliados em 1991", ressalta, orgulhoso, o pesquisador.

Para atender a crescente demanda, incluindo a realização de ensaios interlaboratoriais, que ocorrem em laboratórios sediados no Brasil e no exterior, o Cepel está ampliando as instalações do Laboratório de Refrigeração. Atualmente, todos os fabricantes nacionais e empresas importadoras utilizam os serviços deste laboratório para avaliar seus aparelhos. "O resultado deste trabalho traz benefícios para todos: auxilia o governo e o setor elétrico na promoção do uso racional de energia, beneficia o consumidor e apóia a indústria nacional na busca pela eficiência", diz Mocarzel.| Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira