Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2011 - 08:11

“Um Gato em Paris”


Longa recupera tradição do desenho à mão, com história para crianças cheia de referências a clássicos cinematográficos do gênero policial!.

Sucesso em seu país de origem, onde foi visto por cerca de 400 mil espectadores, “Um Gato em Paris” (“Une Vie de Chat”, no original) já havia conquistado a crítica brasileira quando foi exibido no Festival Varilux de Cinema Francês em junho último. Dirigido por Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli – ambos do renomado estúdio Folimage – o longa estreia no país, em 21 cidades (lista abaixo), no dia 21 de outubro. Um projeto que demorou mais de cinco anos para ficar pronto, o filme inova ao trazer uma história policial para crianças – o que é raro no cinema – ao mesmo tempo em que recupera a tradição do desenho feito à mão. No Brasil, o filme é distribuído pela Bonfilm.

O gato do título é Dino que, durante o dia, mora na casa da delegada Jeanne e sua fila Zoe. À noite, o bichano acompanha Nico, um ladrão que percorre Paris pelos telhados para praticar seus roubos. Paralelamente à investigação dos misteriosos furtos, a delegada ainda tem que lidar com a possibilidade de roubo de uma obra de arte africana pelo grande vilão Victor Costa e seu bando – responsáveis pela morte do marido dela em uma tentativa anterior de levar a mesma peça. Em uma tomada, a catedral de Notre Dame serve de cenário para uma perseguição eletrizante. No filme, a cidade de Paris tem a mesma importância de um personagem.

Quebrando paradigmas e evitando o maniqueísmo, “Um Gato em Paris” é destinado às crianças, jovens e adultos (indicado para crianças a partir dos seis anos. Mas o filme também promete agradar aos pais). “Coloquei algumas pitadas para os cinéfilos. Uma conversa entre os bandidos que lembra Scorsese, um quarteto de gângsteres de meia tigela de apelidos esquisitos tirado de ‘Cães de Aluguel’, ou uma cena em homenagem a ‘O Mensageiro do Diabo”, revela Alain Gagnol, fã do cinema americano. Do ponto de vista técnico, o traço sensível e as imagens pictóricas remetem à influência de Matisse, Modigliani e Picasso no desenho dos franceses. Ao todo, cerca de 60 pessoas trabalharam na produção dos 769 planos.

Um Gato em Paris (Une vie de chat), de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli|Classificação indicativa: 10 anos|Gênero: Animação / Aventura |Duração: 1h10 minutos|Ano: 2010 |Distribuidor Brasil: Bonfilm.

Sinopse: Dino é um gato que divide sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma delegada de polícia. Durante à noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de joias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras.

Cidades onde o filme estreia: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campos, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo e Vitória.

Bonfilm: Organizadora dos festivais Varilux de Cinema Francês e Opera na Tela, a Bonfilm iniciou atividades de distribuição em 2010 com o filme “Um homem que grita”, de Mahamat Saleh Haroun, prêmio especial do Júri em Cannes 2010, que foi um grande sucesso de imprensa e de crítica no Brasil. O filme foi lançado em parceria com o SESC Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira