Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2011 - 08:36

Civilização? impossível sem os profissionais em encanamento

A civilização humana, como a conhecemos hoje, deve muito do que é a manutenção diária de sua sustentabilidade hídrica a profissionais que nem sempre são lembrados. Especialistas indispensáveis, tais homens e mulheres, que trabalham como encanadores, são justamente quem nos propicia confortos como tomar um banho ou um copo d’água, fazendo o mínimo de esforço.

Tais profissionais são a ponta de toda uma estrutura denominada saneamento básico. Afinal, de nada adiantaria o serviço de tratamento de água e esgoto como conhecemos hoje, sem que a água tratada pudesse chegar em nossas casas, hospitais, edifícios comerciais e etc. E é justamente nesse fim do processo que a figura dos encanadores são tão fundamentais. Afinal, quem não conhece a triste cena de um “pinga-pinga” do chuveiro, ou torneira ou, muito pior, da falta d’água por algum problema no encanamento? Nessa hora, como faz falta um encanador, não é mesmo?

De fato, a distribuição de água e o tratamento de esgoto são fundamentais para qualquer cidade minimamente estruturada. Aliás, tais serviços já eram primordiais na Roma Antiga, considerada um avanço em sua época áurea por conta de aquedutos e galerias. Isso tudo porque, a conquista do saneamento básico possibilita vitórias como as reduções na mortalidade infantil, por exemplo.

Neste contexto, o transporte organizado e eficiente de água é tão importante que em sua ausência, zonas metropolitanas como a de São Paulo, com quase 20 milhões de pessoas, seriam impossíveis. Para que se tenha uma idéia, esta região, atendida pela Sabesp, contabiliza 32,4 mil quilômetros de redes de distribuição de água, 3,9 milhões de ligações de fornecimento, 22,7 mil quilômetros de redes de esgoto, entre muitos milhares de outras estruturas.

Tendo isso em vista, imagine uma região como a descrita sem tal estrutura. Uma cidade em que milhões de pessoas sejam obrigadas a ir a rios ou poços várias vezes ao dia, todos os dias, transportando baldes, com o objetivo de suprir suas necessidades por água. Sem contar, o destino deste líquido após o uso, em que sem uma rede de esgoto, se espalharia pelas cidades. E, inevitavelmente, elevaria a incidência de doenças, proliferação de insetos, entre outras condições perigosas à saúde pública.

Sucintamente, toda essa estrutura de saneamento não seria completa, se não fosse pelos profissionais em encanamento. Os mesmos que permitem, com seus serviços, que a tão preciosa água tratada chegue até nós e que a água utilizada tenha o destino correto.

Portanto, lembrar e parabenizar os especialistas em encanamento, que neste próximo dia 27 de setembro têm sua data comemorativa é, acima de tudo, valorizar àqueles que possibilitam a nossa sociedade avançar, sem sede, com saúde, conforto e qualidade de vida.

. Por: Joana Kfuri, gerente de Comunicação da IRWIN®, uma das maiores empresas fabricantes de ferramentas do Brasil. É graduada em Administração pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e tem MBA de Estratégia de Vendas e Marketing pela FGV

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira