Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2011 - 08:40

Mafrig apresenta tecnologias para avaliação de carcaças bovinas em simpósio na USP

Em busca de maior produtividade e qualidade de seus produtos, a cadeia de produção da carne bovina brasileira avança na direção do uso das mais modernas tecnologias e na melhoria contínua dos processos nas fazendas, a partir do uso de genética diferenciada, nutrição eficiente, sanidade, cuidados no manejo e contenção dos animais, visando o bem-estar animal.

Sobre estas novas tecnologias, Luciano Andrade, gerente de fomento da Marfrig Alimentos, fará palestra no 1º Simpósio Internacional de Avaliação Animal e Qualidade da Carne, no próximo dia 30 de setembro, a partir das 9h30, na USP - campus de Pirassununga (SP)."Um dos desafios da indústria de processamento de carne bovina no Brasil é a melhoria na uniformidade dos lotes de animais em termos de idade de abate, conformação, cobertura de gordura e marmorização da carne, fatores de grande influência na maciez e palatabilidade do produto final que chega à mesa do consumidor", explica Andrade.

Dentre as tecnologias disponíveis que contribuem na avaliação das carcaças, o gerente de fomento da Marfrig abordará as vantagens da utilização da ultrassonografia. “O ultrassom possibilita a definição antecipada do potencial do animal antes de introduzi-lo em um sistema de produção específico, facilitando a avaliação do retorno econômico. Isso contribui para a tomada de decisão no manejo, tempo de permanência dos animais em confinamento e estudo de giro de produção na estrutura de confinamento e padronização de lotes. O sistema também facilita a avaliação da carcaça e a entrega de um produto com padrão desejado pelo mercado da alta gastronomia, mercado doméstico Premium, churrascarias, exportação de carne de alta qualidade e vitelos. ” explica Luciano Andrade, e completa: “Cada mercado tem o seu grau de exigência. Esse é o desafio da cadeia produtiva, pois para produzir carne destinada à alta gastronomia devem ser observados área de olho de lombo, marmoreio, acabamento e sexo do animal, por exemplo, enquanto para o produto exigido pelas churrascarias interferem diretamente o peso da carcaça, acabamento e idade ao abate”. [www.usp.br/laaqc/simposio2011].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira