Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2011 - 10:22

Comitê Olímpico Sueco intensifica planejamento para os Jogos de 2016 com visita ao Rio de Janeiro


Entidade assina acordo de cooperação com Comitê Olímpico Brasileiro.

O presidente do Comitê Olímpico Sueco, Stefan Lindeberg; a secretária-geral da entidade, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016™, Gunilla Lindberg; e os diretores de Esporte, Peter Reinebo e Glenn Östh, encerraram nesta terça-feira, dia 27 de setembro, uma visita de dois dias ao Rio de Janeiro para conhecerem o projeto e as instalações dos Jogos.

Na segunda-feira [26/09], a delegação esteve na sede do Comitê Organizador Rio 2016™, onde conheceu a equipe que trabalha diretamente na organização dos Jogos e assistiu a uma apresentação feita pelo departamento de Esportes. Na parte da tarde, o grupo visitou as instalações do Riocentro (local das provas de badminton, boxe, levantamento de peso e tênis de mesa), a área em que será construído o Parque Olímpico (onde ficarão as instalações de basquete, judô, lutas, handebol, hóquei sobre grama, tênis, ciclismo pista, saltos ornamentais, polo aquático, nado sincronizado e ginástica), o Estádio do Maracanã (instalação das Cerimônias de Abertura e Encerramento finais do futebol) e o Ginásio do Maracanãzinho (local das disputas do vôlei). A delegação passou ainda pela Praia de Copacabana (onde serão disputados a maratona aquática, o triatlo e o vôlei de praia).

Na terça-feira [27/09], os integrantes do Comitê Olímpico Sueco visitaram pela manhã o Complexo Esportivo de Deodoro (instalação em que acontecerão as provas de hipismo, tiro esportivo, esgrima e pentatlo moderno), o Estádio Olímpico João Havelange (onde acontecerão as provas de atletismo) e o Sambódromo (local das provas de tiro com arco e da largada e chegada da maratona). Na parte da tarde, foi a vez de o grupo conhecer a Lagoa (sede das provas de canoagem velocidade e remo) e a Marina da Glória (base para a competição de vela).

O presidente do Comitê Olímpico Sueco, Stefan Lindeberg admitiu ter se encantado com o que viu no Rio de Janeiro: “Tivemos dois dias fantásticos aqui, percorrendo a cidade, conhecendo as diversas instalações, encontrando as pessoas que estão organizando tudo. É realmente inspirador estar aqui. Estamos ansiosos para voltar com nossos atletas. Nós amamos o Rio”.

Para Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016™, os dias ensolarados que a delegação sueca experimentou foram uma demonstração do clima que os países participantes dos Jogos encontrarão no Rio em agosto de 2016. Além disso, festejou a oportunidade de apresentar o projeto dos Jogos: “Por ser parte da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos de 2016, Gunilla está totalmente familiarizada com nosso projeto, mas é sempre uma honra receber outros parceiros do Movimento Olímpico, como o Stefan e sua equipe. Tenho certeza de que todos saíram daqui satisfeitos”.

COB e Comitê Olímpico da Suécia fecham acordo de cooperação- Ainda no dia 27 de setembro (terça-feira), os Comitês Olímpicos Nacionais de Brasil e Suécia assinaram um acordo de cooperação entre os dois países, visando ao desenvolvimento dos esportes Olímpicos. O acordo foi assinado por Carlos Arthur Nuzman, que também é o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Stefan Lindeberg. Pelo acordo, Brasil e Suécia trabalharão em conjunto para facilitar o estabelecimento de parcerias estratégicas para os dois Comitês Olímpicos Nacionais, como, por exemplo, na preparação e organização de campings treinamento.

Além disso, os Comitês Olímpicos de Brasil e Suécia incentivarão o desenvolvimento de intercâmbios entre atletas dos dois países para a participação em competições bilaterais e multilaterais e de formação, bem como o intercâmbio de funcionários, treinadores, árbitros e cientistas para a participação em seminários, cursos e consultoria, juntamente com as reuniões sobre assuntos de interesse mútuo.

“Estamos muito felizes com a assinatura desse acordo. Brasil e Suécia têm muito a contribuir no campo esportivo e estou certo de que o esporte Olímpico dos dois países passa a contar com um excelente recurso para o desenvolvimento esportivo de alto rendimento”, explicou Carlos Arthur Nuzman.

“Esperamos desenvolver uma parceria de longo prazo, para que possamos ter atletas brasileiros indo à Suécia. Penso que podemos ajudar uns aos outros em vários esportes. Acredito que combinamos bem nos esportes em que somos referência, de forma que podemos aprender muito uns com os outros nessa colaboração estreita entre os Comitês”, afirmou Gunilla Lindberg. [www.rio2016.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira