Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2011 - 09:24

O mundo é pequeno


Tudo o que individualmente conquistamos é fruto dos contextos sociais a que pertencemos, em outras palavras, toda realização humana é uma realização social. As redes sociais de que fazemos parte definem inúmeros traços do nosso comportamento e dos sucessos que vamos alcançando ao longo da vida. Compreender como elas funcionam e como devem ser trabalhadas sempre foi uma questão de sobrevivência.

Neste mais recente lançamento da Editora Almedina, O mundo é pequeno, um pesquisador e um professor universitário, Miguel Pereira Lopes e Miguel Pina, ambos, doutores, sistematizam os conhecimentos-base sobre a forma de trabalhar as redes sociais, ou seja, sobre como desenvolver as nossas capacidades de networking e de relacionamento social produtivo.

A obra está dividida em seis capítulos. No primeiro, os autores apresentam estudos pioneiros sobre redes sociais conduzidos por psicólogos sociais e sociólogos. Neles se incluem as investigações do psicólogo norte-americano Stanley Milgram, que deram origem à célebre regra dos “seis graus” (podemos encontrar alguém, de um Estado vizinho ou até mesmo de outro país com apenas seis intermediários servindo como ponte). Também é apresentado o resultado de um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Carnegie Mellone e da Virginia que aponta que indivíduos com relações sociais mais pobres têm mais que o dobro de probabilidade de contrair o vírus da gripe do que indivíduos com relações sociais mais ricas. Outra pesquisa aponta que espécies com maiores grupos sociais exigem indivíduos com níveis de inteligência maiores – o mesmo acontece com famílias grandes e famílias pequenas. E ainda neste capítulo, a conclusão de que um indivíduo tem apenas 150 contatos úteis em sua rede.

“A nossa capacidade de relacionamento é sempre limitada num dado momento – mesmo com o apoio das novas tecnologias. Ter uma rede com 500 contatos no LinkedIn ou no Facebook não quer dizer que consigamos manter-nos a par do que acontece com todos esses contatos. Na verdade, não contataremos a maioria durante os próximos anos (...) 150 contatos úteis é o número que mais se aproxima da realidade (...) na verdade, esse número não se refere ao conjunto de pessoas que conhecemos, mas às pessoas com quem, num dado momento da nossa vida, conseguimos manter relações relativamente próximas” – contam os autores.

Nos capítulos seguintes são explorados temas intrigantes como a formação de estrelas sociais – pessoas altamente energizantes que dominam suas redes; o poder da homofilia – tendência do indivíduo de buscar sempre pessoas semelhantes a ele durante a formação do seu grupo social; a organização de redes invisíveis e criminosas como a Al-Qaeda que ironicamente tem contribuído para alargar o conhecimento sobre a melhor forma de trabalhar as redes sociais; uma análise das possibilidades existentes para se ganhar posições de maior centralidade e poder e ainda os fenômenos de liderança magnética fundamentais para quem aspira liderar redes de influência.

O mundo é pequeno explora as redes sociais diretas, as que formamos desde a infância e faz uma breve análise sobre as redes virtuais. Os autores apresentam algumas curiosidades como a rede de Albert Einstein que proporcionou o primeiro emprego a ele, as características da longa marcha liderada por Mao Tsé-Tung, que conduziu os comunistas ao poder e a revolução cultural na China e ainda revisita a história do oráculo do ator norte-americano Kevin Bacon.

Este livro estimula a reflexão e contribui para uma melhor compreensão da forma como estabelecemos nossas relações com outros elementos da sociedade, e de como obter mais benefícios dessas relações, independentemente dos instrumentos e dos meios de comunicação utilizados. Os exemplos de investigações e casos reais sucedem-se de forma crítica, deixando questões por responder e um espaço próprio para o leitor procurar relembrar acontecimentos da sua vida que ilustrem os mecanismos apresentados.

.Editora: Almedina | Autores: Miguel Pereira Lopes e Miguel Pina | 184 Páginas | ISBN: 978-85-62937-09-5| Preço: R$ 45,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira