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30/09/2011 - 09:52

E-Commerce Brasil Natal desenha planejamento para lojas virtuais terem um Natal de sucesso

Evento destacou o potencial do período, que representou 15% das vendas online em 2010, e apresentou uma série de estratégias para garantir uma parcela desse faturamento. O encontro reuniu cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-commerce e profissionais especializados na área.

O e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 2,6 bilhões somente no Natal de 2011, além disso, o período representou 15% das vendas online em todo o país no ano passado, segundo dados da e-Bit. Esses números não só credenciam a época natalina, como também mostram que se faz necessário um grande planejamento para a data especial.

Foi o que aconteceu nessa terça-feira (27 de setembro), no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima, em São Paulo, durante o E-Commerce Brasil Natal, promovido pelo Projeto E-Commerce Brasil, uma iniciativa do Grupo iMasters, Abril e Google, que reuniu cerca de 250 profissionais do segmento para discutir o planejamento do comércio eletrônico para o período.

Suportando a demanda- E, para receber todo esse aumento expressivo na demanda, é preciso uma boa plataforma, um bom market place. Justamente isso foi o que abordou Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil. “Para atender a um aumento de demanda como no natal, possuir um market place acaba sendo um diferencial de estratégias de vendas. Quem trabalha com e-commerce tem que estar sempre de olho no calendário, contar os dias e olhar o planejamento reversamente”, afirmou.

Além disso, para suportar a alta rotatividade nesse período dentro das lojas virtuais, é necessário grandes plataformas e servidores, porém por que investir em maquinário desse porte se essa demanda só se apresenta em datas sazonais? É preciso investir na elasticidade escalável da demanda. “Em períodos de grande procura, como o Natal, é necessário investir na experiência do usuário. Os e-consumidores querem páginas rápidas, atrativas, diferencial de compras. E, para isso, é preciso reforçar todo o back-office, aprimorar a equipe, retirar os gargalos. Contar com uma dinâmica no servidor que possibilite flexibilizar a elasticidade da escalabilidade do e-commerce”, explicou Mario Faria, consultor associado da Accurate.

Precisão para trazer os usuários- Uma das fases do planejamento para o Natal são as campanhas para trazer o consumidor para dentro da loja virtual. E, o email marketing ainda é uma das principais ferramentas a serem utilizadas. “O email marketing possibilita uma grande facilidade na segmentação para os usuários, valendo-se da experiência de navegação dentro do portal e até mesmo da própria mensagem. O email marketing de precisão é falar com o cara certo, no momento certo em que ele está propenso a comprar algo e passar a mensagem correta”, contou Juliano Marcílio, Presidente de Marketing Services da Serasa Experian e Experian América Latina, empresa detentora da VIRID.

Ainda de acordo com o executivo, dados levantados pela Experian Hitwise, 10,97% do tráfego gerado para os dez maiores portais de e-commerce do país são provenientes de email marketing, quase 50% a mais que os pequenos varejistas online. “Hoje a conversa do marketing é atender bem os desejos dos consumidores, e vender significa se relacionar. Quem sabe trabalhar com isso, aliado ao email marketing, tem um grande diferencial de mercado”, concluiu Marcílio.

Já o diretor comercial da Dinamize, Rodrigo de Almeida, ainda complementou a receita para uma boa peça de email marketing. “É preciso ter cuidados na elaboração da mensagem, caprichar no subject, ter uma boa segmentação. O lojista virtual tem que valorizar o e-mail como um canal de comunicação”, afirmou.

Todo cuidado é pouco-Com o aumento da demanda no Natal, também cresce a necessidade de ficar atento às tentativas de fraudes. “A internet traz o anonimato, facilita a falsidade ideológica. Onde o mercado está aquecido e se movimentando, existe o risco da fraude, por isso é preciso criar formas de avaliar isso tudo”, disse Pedro Egydio, gerente de Risco Operacional do Moip Pagamentos.

Já Renato Gonzaga, diretor comercial da ClearSale, foi um pouco além, falando sobre a importância de conhecer e tratar bem o bom cliente. “Primeiramente é preciso perguntar: você é você? É preciso ter muito cuidado com o bom cliente, mais cuidado ainda com o medo da fraude. Por isso é necessário conhecer todo o histórico desse cliente, não somente dentro da sua loja. Deve-se procurar motivos para encontrar que o cliente é bom, e não mau pagador”, concluiu.

Natal 2012-No final do evento, o gerente de indústria para o varejo do Google, João Pastore, já deu um panorama para começar a esboçar o Natal de 2012. “O Mobile é uma realidade no Brasil, 19 milhões de pessoas acessam 3G no país, que está entre os cinco maiores mercados potenciais no segmento, apresentando um crescimento de 177% ano a ano. O celular é uma porta de entrada para a internet, e em 2012 essa será a grande jogada para as lojas virtuais se adaptarem para receber esse público”, finalizou.

iMasters-Presente no mercado há dez anos, o iMasters conquistou a posição de mídia líder em conteúdo de TI e web e hoje é o canal de tecnologia do UOL. Com atualização diária, seu objetivo é trazer as principais novidades dos setores a uma comunidade formada por profissionais e estudantes do mundo digital. Atualmente, o iMasters é referência para orientação sobre esse mercado para seu público e oferece, entre notícias, artigos e matérias técnicas, mais de 15 serviços exclusivos. Os internautas podem contar com loja virtual, fóruns, códigos, documentações, agenda de eventos, entre outros. As iniciativas renderam à empresa o título de melhor site de treinamentos do Brasil em quatro anos consecutivos pelo prêmio iBest. A marca é detentora do InterCon, um dos maiores eventos anuais do país que traz conteúdo inédito sobre web, em todas as suas edições para uma média de 800 profissionais. | www.imasters.com.br

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