Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2011 - 10:00

Parceria L’Oréal/Unesco/ABC Para Mulheres na Ciência 2011 premia sete jovens cientistas em noite de gala

Cerimônia reuniu laureadas e personalidades no Hotel Copacabana Palace.

O Prêmio L’Oréal/Unesco/ABC Para Mulheres na Ciência, considerado o Nobel no meio acadêmico, foi comemorado ontem com a cerimônia de entrega da premiação, em noite de gala, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. Esta foi a sexta edição nacional do prêmio, que entregou para cada uma das sete cientistas laureadas bolsa-auxílio no valor equivalente a U$20 mil. Um reconhecimento aos seus projetos de pesquisa que ajudam a mudar o mundo e ratificam a participação da mulher no tão concorrido campo científico.

O evento foi conduzido, pelo quinto ano consecutivo, pela jornalista Renata Capucci. Mulheres de destaque no cenário brasileiro estiveram presentes para entregar os prêmios às cientistas, entre elas: as jornalistas Maria Beltrão e Sonia Bridi; a subsecretária estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, Renata Cavalcanti; a fundadora e diretora do Instituto Pró Criança Cardíaca, Dra. Rosa Célia; a diretora de pesquisas do IBGE, Zélia Bianchini; e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.

O novo presidente da L’Oréal Brasil, Didier Tisserand, recém-chegado ao país, prestigiou o evento e fez um breve discurso sobre a importância da participação das mulheres na Ciência.

“Todos sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, afinal, apenas 29% dos pesquisadores mundiais são mulheres (IUS UNESCO 2009), mas é com parcerias bem sucedidas como essa, entre a L’Oréal, a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências, que começamos a ver a proliferação de outras iniciativas de fomento à Ciência e à participação das mulheres no cenário científico”, afirmou Tisserand.

Para Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil, que também esteve presente na cerimônia, a iniciativa é uma ação afirmativa da Organização que confirma seu compromisso em aumentar a presença de mulheres em áreas de atuação estratégicas para o futuro da sociedade. “A diretora-geral Irina Bokova, que é a primeira mulher a dirigir a Unesco, reafirma frequentemente a necessidade de abrir espaços e oportunidades novas para que mulheres também sejam capazes de ocupar os primeiros lugares tanto no conhecimento científico quanto em altos cargos públicos e privados”, diz ele.

Com o slogan “A Ciência precisa de mulheres”, o prêmio busca incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro.

Em quatro áreas de atuação, em 2011 aproximadamente 400 jovens cientistas brasileiras inscreveram seus estudos nas áreas das Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências Matemáticas e Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde. A difícil tarefa de escolher as sete vencedoras ficou a cargo do júri, presidido pelo Prof. Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e composto por um grupo de oito renomados membros da ABC: Cid Bartolomeu de Araújo (Universidade Federal de Pernambuco), Jailson Bittencourt de Andrade (Universidade Federal da Bahia), Mayana Zatz e Beatriz Leonor Silveira Barbuy (Universidade de São Paulo), Francisco Mauro Salzano (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Marcelo Miranda Viana da Silva (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), Lúcia Mendonça Previato e Belita Koiler (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Completam o júri Ary Mergulhão Filho, Oficial de Ciência e Tecnologia da Unesco no Brasil, e Suely Bordalo, representante da L´Oréal Brasil.

Desde a sua criação, em 2006, a L’Oréal Brasil já laureou trabalhos de 40 jovens talentosas cientistas brasileiras distribuindo bolsas com valor total superior a R$800 mil.

A seguir um breve perfil das cientistas e de seus respectivos estudos vencedores em 2011: Nas áreas de Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas, as cientistas contempladas são: . Ana Luiza Cardoso Pereira, da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, foi a escolhida na área de Ciências Físicas por seu projeto “Propriedades Eletrônicas e Efeitos de Desordem em Mono e em Multi-Camadas de Grafeno”.

. Mariana Antunes Vieira, do Departamento de CCQFA da Universidade Federal de Pelotas, foi a contemplada na área de Ciências Químicas por seu projeto: “Desenvolvimento de Métodos para a Determinação de Contaminantes Inorgânicos em Glicerina obtida como Coproduto da Produção de Biodiesel”.

. Viviane Ribeiro Tomaz da Silva, do Departamento ICEx/Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a escolhida na área de Ciências Matemáticas por seu projeto: “*-Cocaracteres de M_{1,1}(E)”.

Nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, as cientistas contempladas são:- Daniella Bonaventura, do Departamento de Farmacologia – ICB da Universidade Federal de Minas Gerais, por seu projeto: “Estudo das alterações hemodinâmicas e da reatividade vascular em um modelo animal de Dengue (DENV-3)”.

.Josimari Melo de Santana, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, por seu projeto: “Efeito e Mecanismo de Ação da Eletroestimulação Analgésica na Fibromialgia: Estudo Pré-clínico em Ratos”.

. Rubiana Mara Mainardes, da área de Ciências da Saúde/Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, por seu projeto: “Desenvolvimento Tecnológico e Avaliação da Eficácia e Toxicidade de Sistemas Nanoestruturados Poliméricos Contendo Anfotericina B”.

.Tatiana Barrichello, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, por seu projeto: “Avaliação Comportamental, Neuroquímica e a Integridade da Barreira Hematoencefálica em Cérebro de Ratos Jovens Induzidos a Meningite Pneumocócica: Inibidores do TNF-? e Metaloproteinases de Matriz um Possível Papel Terapêutico?”.

For Women in Science-Lançado em 1998, o For Women in Science, fruto de uma parceria entre a L’Oréal e a Unesco, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. Após 13 anos já premiou 67 notáveis cientistas de 30 países diferentes, entre elas as brasileiras Mayana Zatz, geneticista da USP; Belita Koiller, física da UFRJ; Lucia Previato, biomédica da UFRJ; e a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP. Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos nacional, regional e internacional, já incentivou mais de 1.019 jovens cientistas de 103 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. Duas laureadas internacionais foram agraciadas, em 2009, com o Prêmio Nobel de Química e da Medicina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira