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24/08/2007 - 09:30

Palestras abordam futuro da comunicação em evento na FGV-EAESP

Comunicação Integrada e Atitude de Marca foram destaque na programação do evento.

Durante o 4º Congresso Internacional de Comunicação e Marketing (CINCOM 2007), duas palestras focaram em novas tendências da comunicação. O CEO da Fischer América, Antônio Fadiga, abordou os principais aspectos da comunicação integrada. Já o sócio-diretor da Significa, Yacoff Sarkovas, falou sobre a importância da atitude de marca no mundo empresarial de hoje.

De acordo com Fadiga, na sociedade atual, em que o ciclo de vida dos produtos vem diminuindo, é cada vez maior o papel do marketing no negócio das empresas. “Ninguém vende mais o produto em si, mas o que ele significa”, destacou. Por meio de cases internacionais e nacionais de grandes marcas, o executivo mostrou que a comunicação integrada não é a simples atitude de utilizar todos os meios disponíveis para a comunicação, mas sim partir de um conceito único. Ainda hoje porém, segundo Fadiga, é comum a confusão entre conceito e slogan. “O mundo da comunicação deixou de ser publicidade”, reforça. E, para ressaltar a tendência e importância do tema no mundo empresarial, ainda destaca: “o futuro vai estar com quem souber integrar a comunicação”.

O mesmo conceito permeou a palestra “Atitude de Marca na estratégia do negócio”, de Yacoff Sarkovas. “A atitude de marca é uma ferramenta intrinsecamente integrada”, reforçou o sócio-diretor da Significa. “A marca deve primeiro promover ações concretas e planejadas, com atributos da marca e valor para seus públicos”, explicou, ressaltando que essa atitude cria vínculos afetivos, aproxima e envolve o cliente, além de ampliar a credibilidade, relevância e reputação da marca. Uma vez concretizadas essas ações, que podem ser, por exemplo, na área ambiental, social, cultural ou de entretenimento, deve-se utilizar os meios de comunicação convencionais para comunicá-las.

De acordo com pesquisa realizada pela Significa junto a grandes empresas do país, 95% dessas companhias atuam no campo social, 76% no cultural, 74% no ambiental, 49% no esportivo, 39% em entretenimento e 19% em comportamento. Segundo o executivo, porém, essas empresas ainda investem pouco na comunicação de suas ações – cerca de quatro vezes menos do que investem países como os Estados Unidos. A pesquisa apontou também que, com essas ações, as companhias buscam, sobretudo, reputação de cidadania, valorização da marca e relacionamento.

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