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30/09/2011 - 10:20

Synchro disponibiliza Validador de CNPJ para NF-e

A ferramenta utiliza os webservices oficiais das Secretarias de Fazenda para consulta cadastral em seu banco de dados, a fim de identificar eventuais restrições e evitar prejuízos de tempo ou dinheiro ao emissor. Discussões recentes preveem a devolução de documentos com este tipo de incoerência em estados como Bahia e Amazonas, segundo regras já previstas na própria legislação brasileira.

A Synchro, empresa especializada em soluções de Inteligência Fiscal e Tributária, anunciou a oferta do Validador de CNPJ, uma solução que funciona integrada à Nota Fiscal Eletrônica, e verifica se o destinatário não possui restrições na sua Inscrição Estadual. Para isso, no momento da emissão da NF-e, a ferramenta realiza uma consulta cadastral automática via webservices nos bancos de dados das Secretarias da Fazenda, que são constantemente atualizados. Atualmente este processo é suportado por dez estados brasileiros.

Segundo Flávio Pitta, consultor de Pré-vendas da Synchro, a oferta é importante para garantir que as notas não sejam barradas, o que pode acarretar prejuízos de tempo e dinheiro. “Logo no início da emissão das NF-e’s, um dos motivos pelos quais o documento poderia ser rejeitado era quando o destinatário possuía alguma restrição e, de acordo com a lei, não poderia estar operando. Nestes casos, as empresas, que muitas vezes já estavam com caminhões carregados, precisavam abandonar a venda e desfazer tudo”, conta.

Pitta explica que durante um tempo o fisco parou de barrar notas por este motivo, mas que nos últimos meses esta discussão voltou à tona por conta de um anúncio feito pelas Secretarias da Fazenda da Bahia e do Amazonas, que pretendem voltar a validar os dados dos destinatários. “Acreditamos que com estes anúncios outros estados também se manifestem a favor dessa iniciativa”, avalia.

A ideia da ferramenta, segundo o consultor, é possibilitar não só análises no momento em que é registrado o pedido, a fim de prevenir eventuais conflitos na hora da efetiva emissão da nota, como também viabilizar consultas periódicas sobre o cadastro de clientes que já existe. “Com isso, nossa solução será uma forma de minimizar prejuízos operacionais por meio da prevenção, além de permitir que o contribuinte possa tomar uma determinada ação comercial ou até mesmo entrar em contato com o destinatário para regularizar esta situação”, explica.

Perfil da Synchro Solução Fiscal Brasil – Com 20 anos de experiência em soluções tributárias e fiscais, a Synchro tem sua trajetória marcada pelo pioneirismo e constante investimento em evolução tecnológica. Possui em seu portfólio produtos de inteligência tributária e uma família de módulos que atendem ao projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), como Expert Fiscal, SPED Fiscal, SPED Contábil, NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), Ciap e CT-e (conhecimento de transporte eletrônico). A empresa atende a mais de 350 grupos econômicos, 14 mil usuários e 44 mil estabelecimentos dos mais diversos segmentos de negócios, graças ao alto grau de aderência de seu portfólio à legislação brasileira. Com operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife; além de um centro de desenvolvimento em Campinas, a Synchro conta atualmente com 300 colaboradores. Suas soluções são integradas aos principais ERPs do mercado, como Oracle, Infor, SAP, entre outros. Em 2011, a Synchro projeta um crescimento de 30%.

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