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30/09/2011 - 11:07

Como alavancar os lucros da empresa com campanhas de incentivo?

Lidar com investimentos buscando melhorar o desempenho das equipes é um desafio constante para qualquer empresa, mas se encarado de maneira objetiva e planejada gera retornos satisfatórios. Uma alternativa eficiente para companhias que buscam melhorar o desempenho das equipes e aumentar os resultados é o marketing de incentivo. Este segmento, ainda ascendente no Brasil e pouco conhecido, engloba programas de relacionamento, fidelização, endomarketing, campanhas de incentivo, entre outros. Hoje, percebemos que grandes empresas já têm dentro da cultura organizacional ações que buscam a motivação de talentos para alcançar as vendas. No entanto, pequenas e médias, principalmente do varejo, também podem buscar o marketing de incentivo como uma solução viável e altamente rentável para o negócio.

A procura por soluções de motivação e o crescimento dos investimentos em grandes campanhas de incentivo se dá, por exemplo, na medida em que as companhias buscam conquistar novas fatias do mercado e gerar estratégias mais agressivas para driblar a forte concorrência. Contudo, o amadurecimento dos negócios também impulsiona altos investimentos e os setores da indústria só têm a ganhar com ações que englobam o marketing de incentivo.

Mas o que seria o marketing de incentivo e como sua empresa poderia ganhar com ele? Resumidamente, ele serve para motivar a ação de profissionais, incentivar seu colaborador a sair do lugar comum e mostrar que ele tem um caminho maior a percorrer. Se você precisa aumentar a carta de clientes e melhorar o índice das vendas, uma das soluções é buscar uma agência especializada em motivação, reconhecimento e premiação para montar uma campanha de incentivo. Atualmente, essa ferramenta se posiciona como uma alternativa viável para permitir que profissionais atinjam seus objetivos, conquistem os resultados que estão propostos na ação, sejam reconhecidos e recompensados pela meta atingida.

Ela é indicada para todas as empresas que têm duas situações efetivas. Para quem tem colaborador e para quem tem um objetivo. Colaboradores, tanto direto quanto indireto, ou seja, para quem se relaciona com pessoas e para quem tem objetivos a serem alcançados. A regra básica é que a campanha de incentivo não gere custo algum para a empresa, já que ela traz uma caraterística autossustentável. Em outras palavras, o custo em premiação deve estar percentualmente adequado às estimativas de crescimento.

Perceba que a prática de se incentivar pessoas já existe há muito tempo. Há décadas e décadas que se estabelecem objetivos e se faz premiação. Mas, o cenário atual indica que somente 15% das empresas brasileiras conhecem esse segmento do marketing ou usam o trabalho profissional do marketing de incentivo no desenvolvimento de suas campanhas. O restante desse percentual (85%) continua incentivando com ferramentas caseiras, premiando geladeiras, TV e reconhecendo o colaborador de maneira aleatória sem visualizar resultados efetivos.

O que nós temos trabalhado fortemente é trazer para essa prática um trabalho profissional, estabelecimento não só como parâmetro final comunicação, ou mostrando que não é o prêmio a fase final do processo. O prêmio não é o meio, mas o final é o que ele carregará na memória, o contexto da campanha eternizará a relação.

.Por: Eduardo Gonçalves, Diretor de Atendimento e Novos Negócios da SimGroup, empresa especializada em motivação, reconhecimento e premiação.

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