Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2011 - 09:12

Gestão do conhecimento ajuda pesquisa sobre câncer e remédios

O desenvolvimento de produtos pela indústria farmacêutica e pesquisas de prevenção e combate ao câncer são temas de cases do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil 2011). O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro, na cidade de São Paulo (SP). As inscrições ainda estão abertas, mas as vagas são limitadas.

No KM Brasil 2011 haverá palestras sobre Gestão do Conhecimento na saúde.

A área da saúde é um dos setores que mais tem se beneficiado com as práticas de Gestão do Conhecimento. Para falar sobre a importância da disseminação e do compartilhamento de soluções estratégicas para aprimorar a pesquisa e o desenvolvimento no Brasil, no dia 7 de outubro, KM Brasil 2011 apresentará os cases da Biolab Sanus Farmacêutica e do Instituto Nacional de Câncer – INCA. O encontro será mediado pela especialista em Saúde Pública Tatiana Pereira das Neves Gamarra, da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Maurício Matteis Alário, diretor de Gestão do Conhecimento da Biolab, falará sobre a experiência do laboratório farmacêutico, considerado como um dos que mais investem em inovação tecnológica e científica no Brasil. Alário abordará a importância da disseminação e compartilhamento do conhecimento na capacitação das companhias que prezam pela pesquisa e desenvolvimento. “A Biolab é uma empresa que busca prestigiar a pesquisa no Brasil”, revela.

O laboratório mantém um grupo de gestão do conhecimento que faz o mapeamento das linhas de pesquisa das universidades no desenvolvimento de produtos. Para isto, a empresa firmou parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Butantã e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na sequência, Rosamélia Queiroz da Cunha, chefe de Gabinete do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apresenta a situação do câncer que, na atualidade, se constitui em importante problema de saúde pública, bem como discute a relevância do INCA como componente do Sistema Nacional de Inovação em Saúde (SNIS), apresentando análise das competências para inovar da instituição.

Segundo Rosamélia, o objetivo é “contribuir para o desenvolvimento técnico-científico em câncer, atendendo às demandas da atenção oncológica no Brasil, por meio da estratégia de formação de rede, capaz de conferir sinergia à produção do conhecimento, formação de recursos humanos, divulgação do conhecimento científico e sua transferência para a sociedade e o governo”.

Estes e outros assuntos fazem parte da programação KM Brasil 2011, que acontece na AMCHAM, em São Paulo na primeira semana de outubro. O evento é formado pelo 10° Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento; pela Galeria de Práticas, área onde as empresas poderão expor as melhores práticas de Gestão do Conhecimento; e pela 1ª Feira de GC, Inovação e Tecnologia, para exposição e lançamento de produtos, serviços e negócios.

Dirigido a pesquisadores, consultores, professores e estudantes, empresários, profissionais do terceiro setor e representantes do governo, o KM Brasil 2011 discutirá o tema “Gestão do Conhecimento alinhada à cultura organizacional e redes sociais”. Inscrições abertas no site www.kmbrasil.com.

Acompanhe a programação sobre a área da saúde, dia 06 de outubro (quinta), das10h30 às 12 horas|Talk Show: A Gestão do Conhecimento na visão dos CEO’s | Painelistas: Luiz Eduardo Barata (CCEE), Dante Alário (Biolab) | Moderador: Ney Grando.

Dia 07 de outubro (sexta), das10h30 às 12 horas|Painel 13: Gestão do Conhecimento na Saúde |Painelistas: Maurício Alário (Biolab), Rosamélia Queiroz da Cunha (Inca)|Moderador: Tatiana Gamarra das Neves (ANS).

KM Brasil 2011 – 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, dias 05, 06 e 07 de outubro de 2011, das 8h às 17h.Tema principal: “Gestão do Conhecimento alinhada à cultura organizacional e redes sociais”.

1º Feira de GC, Inovação e Tecnologia, das 10h às 19h,no Centro de Convenções da AMCHAM–SP Rua da Paz, 1431 - São Paulo (SP).Investimentos: de R$ 250 a R$ R$ 1.850 (hospedagem não inclusa)

Mais informações e inscrições: (11) 3063-4360 |[email protected] | @kmbrasil2011|Fan page no Facebook ou o hotsite www.kmbrasil.com |http://twitter.com/@linkportal

SBGC (www.sbgc.org.br):Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento -Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Com esse fim, a instituição reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: inovação e aprendizagem organizacional, colaboração e redes de valor, inteligência competitiva e de negócios, gestão de capital intelectual, economia criativa e trabalho, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com a crescente importância do conhecimento como recurso estratégico para a geração de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: ganhos de produtividade, maior capacidade de inovação, maior agilidade, eficiência, lucratividade, competitividade e sustentabilidade.

Atualmente a SBGC conta com treze unidades regionais nos estados de São Paulo (Capital e Centro Paulista), Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pará e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre diversos assuntos de interesse estratégico.

Até o momento, a SBGC conta com 26.000 membros cadastrados, sendo mais de 5 mil empresas nacionais. [ http://twitter.com/@sbgcnacional| http://twitter.com/@kmbrasil2011].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira