Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2011 - 10:58

Federação Global de Conselhos de Competitividade será apresentada a países da OEA

Durante eventos na República Dominicana, ABDI divulgará a 2ª Reunião Anual da GFCC, que ocorrerá no Brasil, em novembro.

Brasília– A Organização dos Estados Americanos (OEA) realiza, nos dias 04 a 07 de outubro (terça a sexta-feira), em Santo Domingo (República Dominicana), uma série de encontros para debater competitividade, boas práticas, indústria e comércio. Na ocasião, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentará informações sobre a Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC, na sigla em inglês), iniciativa internacional que reúne líderes de conselhos de competitividade de várias partes do mundo.

Criada em 2010, como organização sem fins lucrativos, a GFCC aproxima entidades nacionais de competitividade para promover o diálogo contínuo, compartilhar melhores práticas e criar uma rede global de cooperação para o aumento da competitividade nacional e da prosperidade mundial. Atualmente, a Federação é composta por 45 conselhos e organizações de 38 países, e busca ampliar o debate e o diálogo com os conselhos de competitividade dos países latino-americanos.

A ABDI e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), membros fundadores dessa iniciativa global, organizam a 2ª Reunião Anual da GFCC, a ser realizada no Brasil, em Porto Alegre (RS), nos dias 21 e 22 de novembro. “Nossa intenção nos eventos da OEA é, além de contribuir para o debate sobre competitividade, ajudar a divulgar a GFCC a outros países americanos interessados no tema e convidá-los a estar conosco já nesse próximo encontro, no Brasil”, conta o especialista da Assessoria Internacional da ABDI, Carlos Costa, que representará a Agência em Santo Domingo.

A agenda de eventos da OEA na República Dominicana inclui o V Fórum de Competitividade das Américas, maior evento regional sobre competitividade no continente, que tem objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos estados-membros da Organização.

Será realizado, ainda, o Encontro Anual da Rede Interamericana de Competitividade (Riac), que foi criada no III Fórum de Competitividade das Américas, realizado no Chile, em 2009. A Riac agrega 15 países americanos e 17 conselhos de competitividade dos estados-membros da OEA. Nesse período ocorrerá, também, o Encontro dos Ministros de Economia, Finanças, Indústria e Comércio das Américas.

Serão debatidos temas como melhores práticas, comércio e investimento entre Caribe e América Latina, educação e competitividade na perspectiva das organizações multilaterais, desafios para a América Central e Caribe na economia global, logística como um fator chave para a competitividade das pequenas e médias empresas, inovação no setor de serviços, entre outros. [http://www.thegfcc.org | http://www.riacnet.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira