Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2011 - 10:58

Equipe RioBotz, do CTC/PUC-Rio, pronta para o Winter Challenge 2011

Alunos de Engenharia da PUC-Rio participam pela sétima vez da competição.

A equipe RioBotz, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), irá participar da competição de robótica Winter Challenge 2011, que acontece de 07 a 09 de outubro (sexta a domingo), em Itajubá, Minas Gerais. A equipe pretende repetir os bons resultados de 2010, quando conquistou oito troféus, sendo quatro de ouro, três de prata e um de bronze, nas categorias sumô, peso médio, peso pena e hóquei. Cerca de 30 equipes, mais da metade universitária, disputam medalhas na competição.

Para este ano, os alunos reformaram 14 robôs para que todos pudessem ter maior potência e durabilidade durante as batalhas. A equipe irá levar para a competição seis robôs de combate, três para a disputa de hóquei, quatro de sumô e um robô seguidor de linha, chamado Papacuras, que tem de percorrer, rapidamente e sem intervenção humana, um percurso delimitado por uma linha.

O desafio maior ficará por conta da participação de dois robôs na categoria “featherweight” (peso pena), que, somados, totalizam o peso da categoria, promovendo uma disputa de dois pequenos robôs contra um robô maior. Na Winter Challenge 2009, a equipe realizou esta experiência e os dois pequenos robôs venceram a luta.

A RioBotz é composta, em sua maioria, por alunos que estão há menos de um ano na universidade. Segundo o coordenador da RioBotz e professor do CTC/PUC-Rio, Marco Antonio Meggiolaro, participar de uma competição deste porte é um estímulo para os novos alunos. “A Robótica é uma ciência multidisciplinar que fornece bases para a aplicação de diversas engenharias, dentre elas a Elétrica, Mecânica e de Computação. O aluno aprende um pouco sobre todas essas áreas e, principalmente, como integrá-las. No mercado atual, dificilmente se encontra um produto de alta tecnologia puramente mecânico ou elétrico: todas essas engenharias são importantes para a geração de um produto competitivo”, explica o Prof. Meggiolaro.

Segundo ele, esta é uma das áreas mais promissoras e com maior desenvolvimento na atualidade. “Em um futuro próximo teremos robôs cada vez mais presentes tanto no ambiente industrial como residencial, melhorando a qualidade de vida ao permitir que seres humanos se dediquem a tarefas mais nobres e não repetitivas”, defende.

Perfil-A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de combate. Com pouco mais de oito anos de existência, já contabilizou 51 títulos, sendo 26 campeonatos nacionais e 25 medalhas mundiais. É a equipe universitária de maior sucesso no mundo em competições de robôs de combate. Seus robôs estão dentre os melhores colocados no ranking mundial, comparáveis a robôs de equipes de empresas de alta tecnologia.

A equipe contempla alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Seus membros têm a possibilidade adquirir conhecimentos em áreas como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas são aplicáveis a diversos setores como a indústria de energia, petróleo, médica, além da localização de sobreviventes de desabamentos, mecanismos de cadeiras de rodas e esquadrões antibombas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira