Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2011 - 12:09

Roma recebe 16º Meeting Internacional para discutir ampliação de oportunidades econômicas entre Brasil e Itália

120 CEOs e autoridades brasileiras seguirão para a Itália para participar do evento organizado pelo LIDE. Parcerias de sucesso já em andamento facilitarão os diálogos durante os debates.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido pelo empresário brasileiro João Doria Jr., realiza de 05 a 11 de outubro o 16º Meeting Internacional, no Hotel St. Regis, em Roma, Itália. Realizado anualmente, o Meeting Internacional está no 16º ano e é a primeira iniciativa brasileira a reunir empresários para fortalecer relacionamentos e debater importantes questões entre corporações e governos de diferentes países.

Com o objetivo de propiciar um debate sobre política e economia na Europa, e abordar questões essenciais para as nações, o 16º Meeting Internacional terá como tema principal “Relações Econômicas e Integração Brasil/Itália”: Outras questões que estarão em pauta são: Oportunidades de investimentos Itália-Brasil; Investimentos industriais entre Itália e Brasil; e Desenvolvimento tecnológico e oportunidades geradas pelos programas de inovação no Brasil.

O encontro internacional é visto como grande oportunidade para novos negócios entre ambos os países, principalmente ao constatar os últimos números que, segundo o “Mapeamento da Presença da Itália no Brasil”, estudo realizado pela embaixada italiana no Brasil com a KPMG, a Valueteam e a entidade empresarial italiana Confindustria, apenas de maio para agosto deste ano, 193 empresas italianas passaram a operar em terras brasileiras. O número de empresas e filiais, que antigamente era de 392, passou para 585 estabelecimentos. Para o embaixador Gherardo La Francesca, que também estará presente nos eventos, “há um forte fluxo de empresas italianas para o Brasil e, mais da metade delas, 55%, é do setor de maquinários e outros 13% são do segmento de bancos e serviços”, conclui o diplomata.

Vários fatores tornam o Meeting propicio para novas demandas econômicas para brasileiros e italianos. Itália e Brasil estão às vésperas de grandes eventos internacionais. A Expo de Milão em 2015, na Itália, e a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 no Brasil, são apenas alguns exemplos. Atualmente a Itália é o segundo maior exportador para o Brasil, perdendo apenas para a Alemanha. O café e o minério de ferro estão no topo da lista das exportações brasileiras para o país. Estes fatos, aliados às questões culturais intrínsecas na nossa história ítalo-brasileira, enriquecem o campo de oportunidades.

O turismo brasileiro para o exterior vem aumentando progressivamente nos últimos anos e entre os destinos escolhidos estão as cidades italianas, por sua beleza, enogastronomia, além das questões culturais, pois mais de 30 milhões que vivem em solo brasileiro possuem raízes na Itália. “Por causa do bom desempenho italiano no setor industrial, acredito que os dois países podem ser grandes parceiros e colher ainda bons frutos nos próximos anos”, finaliza Gherardo La Francesca.

Além da participação dos maiores CEOs brasileiros e empresários italianos, também estarão presentes autoridades dos dois governos, inclusive José Augusto Coelho Fernandes, diretor geral da CNI – Confederação Nacional da Indústria do Brasil; Paolo Romani, Ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália; Emma Marcegaglia, presidente da Confindustria; José Viegas, embaixador do Brasil na Itália; os governadores brasileiros Jaques Wagner (Bahia), Marconi Perillo (Goiás), Eduardo Campos (Pernambuco) e Marcelo Déda (Sergipe); Marco Maia, deputado Federal e presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Edemir Pinto, presidente da BM&F Bovespa, principal instituição brasileira de intermediação para operações do mercado de capitais e única bolsa de valores, mercadorias e futuros em operação no Brasil, e o membro da Comissão Parlamentar de Colaboração Brasil - Itália, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), entre outros.

Meeting Internacional: É uma iniciativa brasileira de reunir empresários, grandes corporações e governos de diferentes países com o objetivo de fortalecer relacionamentos e debater importantes questões, com temas de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Meeting Internacional é realizado anualmente e é o maior evento brasileiro fora do país. A programação é composta por seminários, palestras, atividades de relacionamento, estimulando negócios e networking entre os CEOs e convidados. O evento já foi realizado na República Dominicana, Argentina, México, África do Sul, Aruba, Chile, Uruguai, Portugal e Colômbia.

LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui oito anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 826 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira