Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2011 - 12:21

Tratamento de canal em crianças: uma dúvida para os pais!

A maioria das pessoas não tem ideia da importância dos dentes de leite nos primeiros anos de vida de uma criança. Eles são base fundamental para que a oclusão dos dentes permanentes seja favorável e além disso, contribuem para que a mastigação e a dicção das crianças sejam eficientes. Pode-se dizer também que grande parte dos pais nem imagina que os dentes de leite têm raízes e que as crianças podem apresentar lesões de cáries profundas que necessitem de tratamento de canal.

Infelizmente, muitas pessoas pensam que os dentes de leite podem permanecer com lesões de cáries sem tratamento porque um dia vão “cair”. Várias crianças visitam o dentista somente aos 4 ou 5 anos de idade e além disso muitos pais não tem o costume de verificar se o interior da boca de seus filhos está em boas condições.

Uma cárie profunda significa um grande foco de bactérias no interior do dente, se esse foco não é rapidamente removido, as bactérias se proliferam e provocam o adoecimento da polpa dentária - nervo que se encontra no interior dos canais das raízes. Quando uma lesão de cárie apresenta-se nessa condição, pode haver o comprometimento dos dentes permanentes, dependendo da idade em que a criança se encontra. Em condições extremas, dentes acometidos por lesões de cáries podem ser indicados para extração.

A escolha do tratamento de lesões de cáries profundas e de grande extensão depende de alguns sinais e sintomas como dor, abscesso, edema, além da análise das imagens radiográficas do dente em questão. De qualquer maneira, o tratamento proposto deve ser realizado logo que o problema for detectado para evitar danos maiores à cavidade bucal e até mesmo aos dentes permanentes.

O tratamento de canal é realizado de maneira semelhante ao de um dente permanente mas com diferentes materiais. Logo após o tratamento deve-se realizar a restauração para que o sucesso seja garantido.

No caso de lesões maiores, cujo tratamento proposto é a extração, deve-se providenciar logo após a extração a confecção de um aparelho mantenedor de espaço para que não haja erupção (nascimento) precoce do dente permanente e alteração de posição dos dentes adjacentes ao local da perda dentária, prejudicando a oclusão da criança.

Ou seja, o tratamento de canal em crianças deve ser realizado sempre que solicitado por um odontopediatra, quando não há dúvida sobre sua necessidade. Quando bem indicado, esse tratamento é responsável pela manutenção do dente de leite na boca até o momento certo da sua troca pelo dente permanente.

.Por: Dra. Letícia Simino Carvalho - CRO/SP 81.787, cirurgiã-dentista especializada em Odontopediatria e membro da Rede Credenciada do INPAO Dental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira