Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2007 - 09:13

Tecnologia brasileira inédita garante gestão de riscos ao Rio 2007

Risk Manager, software da Módulo, registra ocorrências e funciona como ferramenta para gerenciamento de riscos e incidentes; pela primeira vez solução foi adotada nos Jogos Pan-americanos.

São Paulo– Durante os XV Jogos Pan-americanos, que reuniram cerca de 5.634 atletas, qualquer incidente seria um risco para o andamento das competições. Para gerenciar estas questões, o Comitê Organizador do RIO 2007, CO-RIO, criou o Centro Principal de Operações (MOC, na sigla em inglês), responsável pelo controle e acompanhamento das atividades relativas aos Jogos, que contou com o apoio do Risk Manager para garantir a automação da gestão dos incidentes e riscos. Esta foi a primeira vez que os Jogos Pan-americanos contaram com o suporte de uma solução como esta.

O Risk Manager foi utilizado pelos representantes do MOC, pelos responsáveis pelos locais de competição e de apoio (como hotéis e garagens) e pelas áreas funcionais (alimentação, logística, segurança, entre outras), órgãos governamentais, responsáveis por segurança, trânsito, meteorologia e Defesa Civil. As questões que surgiam durante o evento esportivo eram cadastradas no sistema, priorizadas automaticamente, distribuídas às áreas responsáveis e apresentadas em um painel de controle.

“Muitas vezes, em competições desse porte, os fatores principais são a heterogeneidade da natureza das ocorrências, do ambiente e dos riscos, além de falhas ou falta de comunicação entre todas as áreas envolvidas. O que fizemos de inovador foi reunir as possíveis questões e incidentes relacionados com cada área responsável, categorizá-los e reportá-los aos tomadores de decisões de forma priorizada por nível de criticidade, apoiando a resolução das questões que mais impactos imediatos pudessem trazer ao bom andamento dos Jogos”, diz Fernando Nery, sócio-fundador da Módulo.

Em um evento como este, com grande visibilidade na mídia internacional, analisar os riscos e dispor de soluções imediatas para quaisquer casos é essencial para garantir o sucesso da competição. Por exemplo, no início do RIO 2007 foram verificados incidentes com geradores de energia, e em pouco tempo as decisões relativas à contingência foram tomadas. Assim, ao mesmo tempo em que funciona como central de registros e monitoramento das ocorrências, o Risk Manager ajudou os organizadores a priorizar a resolução de uma série de registros de incidentes ao longo de todo o período dos Jogos Pan-americanos, 1.293 até o dia 30 de Julho, evitando maiores desdobramentos.

Perfil do MOC - O Centro Principal de Operações dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 foi responsável pelo controle de todas as atividades relativas aos jogos. A central de monitoramento tem como principal missão identificar e propor soluções para imprevistos das mais diversas proporções que pudessem surgir durante as competições, sejam eles relativos a ocorrências nas vias de acesso para os locais de competição, na Vila Pan-americana ou nas instalações esportivas onde as disputas aconteceram.

Sobre a Módulo – A Módulo é uma empresa brasileira, com atuação internacional, especializada em tecnologia para Gestão de Riscos. Atua nas áreas de software e consultoria, oferecendo, há 22 anos, soluções inovadoras.

Primeira empresa de segurança da informação no mundo certificada ISO 27001, e ISO 9001 desde 1998, a Módulo conta com clientes de todos os setores, tendo participado de projetos internacionalmente reconhecidos como as eleições eletrônicas brasileiras, a entrega de imposto de renda via Internet e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Dentre os prêmios recém-conquistados destacam-se o Microsoft Partners Awards (Categoria Excelência em Gestão de Segurança) e o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica (Etapa Região Sudeste). | www.modulo.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira